Prefeitura nos Bairros oferece diversas ações sociais para a população

Prefeitura nos Bairros oferece diversas ações sociais para a população

Entre as ações estão cursos, serviços e informações para a comunidade atendida na região

Ações sociais voltadas ao cidadão estão disponíveis no Programa “Prefeitura nos Bairros”, na Escola Municipal Manoel Lira, no Nova Araguaína. Na programação do evento, acontecem cursos, ações de interesse público, serviços de beleza e atualização de cadastro em diversos programas.

Desde terça até sábado, são ofertadas gratuitamente aulas de karatê, dança e capoeira; e serviços de corte de cabelo, em parceira com o Instituto Damásio. Os serviços de manicure e pedicure são realizados por alunos concluintes do curso nos CRAS da cidade. A dona de casa Elaide dos Santos acordou cedo para melhorar o visual.

“Antes eu pagava 15 reais para pintar as unhas das mãos e aqui na escola recebi um atendimento personalizado tudo gratuitamente”, destacou a doméstica, assegurando que volta à tarde para fazer a unhas dos pés e tirar o Cartão do SUS.

Quem pintou a mão da dona de casa foi a voluntária Ana Sandra Clarinda. Ela é ex-aluna do curso de manicure e pedicure do CRAS. “É muito bom aprender e aplicar meus conhecimentos ajudando as pessoas que realmente precisam. Estou ensinando o que eu aprendi durante o curso”, afirmou Ana Sandra.

Serviços

Além disso, estão sendo feitos novos cadastros do Cartão do Idoso, estadual e federal, para garantir o acesso gratuito da pessoa idosa nos ônibus dentro e fora do Estado, atualização e inclusão no registro do Bolsa Família e Cadastro Único para programas sociais. Dona Guilhermina Ferreira, de 68 anos, tratou de ir fazer o registro no CadÚnico. “Eu moro na Rua 18 e soube através de minhas netas que estudam aqui na escola. Para fazer o Cadastro Único eu ia no centro, mas pensei: ‘Eu vou lá, é pertinho de casa’”, assegurou a aposentada, que também fez o Cartão do SUS.

Durante toda a semana também são realizadas inscrições de cursos de corte e costura, pintura em tecidos, instalador hidráulico, armador de ferro e pedreiro, através do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), como também informações sobre o CREAS, CRAS e Centro de Interpretação de Libras.

Atendimentos sociais

A Funamc também disponibilizou várias orientações sobre o cadastramento do cemitério, cursos oferecidos pela fundação, programa de cesta básica e oficina de pintura em tecidos diariamente a tarde.

Além da Funamc, a Secretaria da Habitação também está com um estande no “Prefeitura nos Bairros”, de terça até sexta. No local, equipes prestam informações e fazem a atualização cadastral do Programa Casa Para Quem Precisa, fazem o agendamento de visitas técnicas sociais e realizam ações para o “Programa Escritura na Mão”, para regularização fundiária de imóveis e loteamentos.

RG

Uma equipe do ‘É Pra Já’ realiza nesta quarta e quinta-feira, a emissão da Carteira de Identidade. Para fazer expedir o documento são necessários a Certidão de Nascimento (original e xerox) e duas fotos 3×4 (recentes). Segundo a chefe do Núcleo de Identificação de Araguaína, Adriana Andréa Santana, muita gente procurou o serviço. “São documentos essenciais para a vida de qualquer pessoa e estamos emitindo a primeira e a segunda via”, destacou.

Foi o caso do senhor Osmano Florêncio. Com um chapéu na cabeça e pouca audição, o agricultor de 69 anos comemorou o aniversário de 70 anos durante o Programa “Prefeitura nos Bairros”. “Esse documento é muito importante. Agradeço muito a Prefeitura”, disse, após assinar a cédula com dificuldade.

(Weberson Dias/Foto: Leila Mel)



Fazer um comentario