Primeiro período de Odontologia da FACIT leva educação sobre saúde bucal aos idosos do Cantinho do Vovô

Primeiro período de Odontologia da FACIT leva educação sobre saúde bucal aos idosos do Cantinho do Vovô

Os idosos do Cantinho do Vovô de Araguaína tiveram uma manhã especial nesta segunda-feira, 11 de maio. Cerca de 40 alunos do primeiro período do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT promoveram um café da manhã especial com direito a encenação teatral e forró.

Sob a coordenação das professoras Garithuzy Macedo Oliveira e Eliana Andrade, os acadêmicos desenvolveram atividades de educação e saúde bucal para os idosos dentro da disciplina de Clínica Odontológica I. Mas antes das informações, os alunos montaram uma mesa completa com bolos, sucos, pães de queijo e frutas e auxiliaram os residentes do Cantinho do Vovô na primeira refeição do dia. Depois, eles doaram fraldas geriátricas e luvas de procedimento para os colaboradores da casa.

De acordo com a professora Garithuzzy, a ideia da ação é justamente promover o contato do aluno com os pacientes idosos. “Aqui, na verdade, a gente trabalha a educação de forma lúdica, é uma forma de ensino também porque eles demandam uma atenção especial”.

Mas a atividade só acontece após um planejamento, conforme esclarece a professora Eliana. “Fazemos uma visita técnica antes com todos os alunos para que eles conheçam a realidade com que vão lidar, se organizem e dividam as equipes de atividades”.

Após o café da manhã, cerca de 10 idosos foram levados para a sombra de uma grande árvore para acompanhar o teatro encenado pelos próprios alunos, com auxílio das professoras. Eles falaram sobre a importância da escovação das próteses dentárias, língua e atenção especial com a diabetes ou outras doenças.

Seu Zacarias Tavares Sousa acompanhou tudo de perto. Há sete anos no Cantinho do Vovô, ele garante que leva a saúde bucal a sério. “Mas agora eu vou levar mais a sério ainda. Eu nunca tinha visto um teatro como esse e achei muito bom”.

Para a enfermeira responsável pela entidade, Michele Ventura Costa, a iniciativa da FACIT é muito mais que válida porque também colabora no convívio social dos idosos. “Eles adoram! Isso afeta bastante o emocional deles, que acaba refletindo positivamente na saúde. Eles absorvem bem as dicas dadas pelos alunos e a gente se encarrega de dar continuidade a isso”, contou a enfermeira. No fim, ao som da sanfona do Seu Henrique, os alunos aproveitaram o clima de alegria para dançar um forró, com direito a puxar alguns residentes para o xote! 

(Ricardo Sottero)

Fazer um comentario