Transporte público coletivo será ampliado a partir de sábado em Araguaína

 Transporte público coletivo será ampliado a partir de sábado em Araguaína

As novas rotas e novos veículos vão ampliar o serviço oferecido provisoriamente pelo Município

Na primeira semana de funcionamento do novo transporte público coletivo de Araguaína já é possível apontar avanços no atendimento à população. Há 40 anos o serviço era feito com reclamações e precariedade pela empresa que oferecia o transporte. Desde o dia 11 de maio, a Prefeitura assumiu provisoriamente o transporte e, a partir de sábado, 15, disponibilizará 24 veículos atendendo 11 linhas no município. A antiga empresa atendia cinco rotas com no máximo 12 veículos.

O aumento da frota e das linhas é para ampliar o atendimento a bairros que até então não contavam com o transporte. “Estamos fiscalizando e absorvendo as demandas da população. Essas mudanças são para tornar o transporte público mais próximo da qualidade que o araguainense merece”, pontou o prefeito Ronaldo Dimas.

Novas linhas
Dentre os setores que passarão a ser atendidos neste sábado estão Couto Magalhães, Noroeste, Jardim dos Ipês, Urbanístico, Tereza Hilário, Morada do Sol 1 e 2, Presidente Lula, Jardim Belo, além do Mercado Municipal. Algumas linhas serão atendidas com até quatro veículos cada.

Atendimentos específicos
Além dos novos bairros que receberão ônibus coletivos, outros locais serão beneficiados com horários regulares e mais abrangentes, como Daiara, Bairro Ponte, assentamentos NPA e Projeto Alegre e UFT-Veterinária, com saídas da Praça das Bandeiras; bairros Novo Horizonte, Barra da Grota, Jardim Belo e Presidente Lula, Povoado Água Amarela, com saída de Água Amarela.

De acordo com o presidente da Cooperlota, empresa responsável pela gestão do novo transporte coletivo, Davi Pereira, até agora o balanço das atividades é positivo. “No início é um pouco difícil, pois é uma fase de adaptação do novo sistema, mas aos poucos as coisas vão se normalizando. A partir de sábado as coisas vão melhorar bastante, a população será beneficiada com mais ônibus novos e equipados, o que permitirá um atendimento de qualidade, ágil e mais eficiente”, disse.

Usuários
Apesar das adequações no início da circulação dos novos ônibus, mesmo assim os usuários aprovaram o novo modelo de transporte urbano da cidade. A estudante Thays de Oliveira, de 18 anos, saiu do Setor São Miguel às 6h20 e gostou da pontualidade do novo transporte. “Precisava estar no curso às 7h e gostei muito por ter chegado na hora. Muitas vezes eu ia de mototáxi para não chegar atrasada”, disse a estudante.

A dona de casa Maria Paula Sousa Carneiro, que usa o transporte na linha Bairro Novo Horizonte-Barra da Grota, disse que está satisfeita com a comodidade dos veículos e disse entender quanto às adaptações. “Sabemos que muitos ajustes estão sendo feitos, mas já percebemos claramente a diferença”, afirmou ela.

Outro passageiro que aprova o novo modelo de transporte coletivo é o aposentado Raimundo Paulo Santana, de 66 anos, morador do Bairro São João. “Gostei muito dos novos ônibus, são limpos e sem demora. Lembrei da época que morei em capitais”, apontou.

Transporte Complementar
A previsão é que até a segunda quinzena de junho 50 ônibus novos estarão operando no transporte coletivo de Araguaína. A frota nova dará mais conforto e segurança aos usuários. Além de monitoração eletrônica, os veículos são adaptados para acessibilidade, ar-condicionado, dentre outros itens.

 Informações, reclamações e dúvidas podem ser feitas pelo telefone 3412-4258.

(Alberto Rocha/Fotos: Leila Mel)

Fazer um comentario