Escola Municipal do Costa Esmeralda recebe primeiras ações do projeto FACIT na Comunidade

Escola Municipal do Costa Esmeralda recebe primeiras ações do projeto FACIT na Comunidade

Mães e alunos da Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Residencial Costa Esmeralda, tiveram uma manhã bastante comemorativa e com boas notícias nesta sexta-feira, 15 de maio. Além de celebrar o Dia das Mães e o aniversário de um ano de funcionamento do colégio, os presentes foram oficialmente apresentados ao projeto FACIT na Comunidade, uma iniciativa que levará educação e ações de saúde bucal, consultoria em administração e informática e um projeto cultural de canto e aprendizagem de instrumentos musicais aos alunos do colégio.

A diretora da FACIT, Ângela Maria Silva, acompanhada da coordenadora do curso de Odontologia, Yamba Carla Lara Pereira, e de cerca de 15 alunos do terceiro período do mesmo curso, fez questão de anunciar o projeto à comunidade. “Encaramos a escola como uma grande parceira porque percebemos o compromisso do gestor e o interesse dos cidadãos. Foi paixão à primeira vista”, brincou a diretora.

Odontologia

A partir do segundo semestre deste ano, a FACIT implantará duas cadeiras odontológicas dentro da escola. “A meta é atingirmos o índice zero de cáries”, lembra Drª. Ângela.

Mas para alcançar este propósito, os tratamentos serão estendidos também para os pais, conforme explicou a professora Yamba. “A cárie é uma doença que pode ser transmitida de uma pessoa para outra, por meio de um simples copo de água. Por isso precisamos que os pais também levem muito a sério a higiene bucal, tanto para o bem deles próprios, como para garantir a saúde dos filhos”, informou a professora.

Os acadêmicos fizeram um levantamento dos pais presentes no evento para cadastro em um banco de dados para que eles tenham prioridade de atendimento na clínica odontológica da FACIT.

Música

O coral Sorrir e Cantar também é outro grande projeto da FACIT na escola. “Queremos criar um grupo de 200 vozes”, anunciou a diretora. Até o momento, pelo menos 50 crianças já iniciaram os ensaios. Outra ação será ensinar os alunos a tocar instrumentos musicais. “Estamos negociando patrocínios junto aos empresários da cidade para conseguirmos, inicialmente, pelo menos 50 violinos”, completa Drª. Ângela.

Brincadeiras

Após o anúncio, os alunos foram levados para uma sala para atividades de pintura com desenhos que representavam o universo da odontologia com dentes, escovas, fio dental, creme dental, cárie, entre outros. Os acadêmicos também aproveitaram para já iniciar a educação em saúde bucal ensinando as crianças como escovar o dente corretamente. “A gente tenta ser o mais divertido possível para prender a atenção deles. E eles aprendem direitinho”, contou a estudante Amanda Ribeiro Amorim.

E a pequena Kelly Cristina Matos, de nove anos, confirmou tudo. “Agora eu sei que o melhor jeito de escovar é fazendo bolinhas com a escova nos dentes”.

Exemplo

Enquanto os alunos se divertiam na sala com jogos, desenhos e balões de bichinhos, do lado de fora um aluno da FACIT passou uma lição importante para às mães homenageadas. Mateus Costa Mesquita, de 50 anos, é aluno de Odontologia da FACIT e decidiu retomar os estudos independente da idade. “Não desistam dos seus objetivos, invistam na educação, estejam com seus filhos dentro da escola, garanto que vale muito a pena acreditar nos estudos”, disse Mateus ao público.

Mais ações

Além das ações odontológicas e culturais, a FACIT levará até a comunidade do Costa Esmeralda, também no segundo semestre, o Núcleo de Práticas Administrativas para auxiliar a gestão do colégio e desenvolver pequenas capacitações para a comunidade com o auxílio de parceiros como o Sebrae. Haverá, ainda, um projeto de inclusão digital para ensinar noções de informática com o apoio de alunos e docentes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “E teremos uma ação de evangelismo com o Pastor Everaldo, professor e capelão da FACIT”, conclui a diretora.

(Ricardo Sottero)



Fazer um comentario