Do sentimento à dança, quadrilhas juninas vão emocionar araguainenses

Do sentimento à dança, quadrilhas juninas vão emocionar araguainenses

Com temas diversificados que vão homenagear desde pessoas ilustres a sentimentos humanos, sete quadrilhas vão disputar o primeiro lugar do São João do Cerrado 2015

 

As sete quadrilhas juninas que vão se apresentar durante o São João do Cerrado 2015 de Araguaína prometem envolver e emocionar o público com suas apresentações. Já na reta final, os quadrilheiros fazem os ajustes e os ensaios para entrarem no palco montado no Parque de Exposições Dair José Lourenço, de 25 a 28 desse mês, a partir das 19 horas.

Durante quatro noites, as quadrilhas vão expor temas diversificados, desde homenagem a pessoas ilustres a sentimentos humanos. Cada uma terá um tempo de 30 minutos para se apresentar e cativar tanto o público como os jurados. Para isso, a maioria vem ensaiando há meses.

O São João do Cerrado é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer. As quadrilhas vencedoras ganham troféus e medalhas. Além disso, a Prefeitura disponibilizou recursos financeiros como incentivo para a compra do material das quadrilhas, como figurinos, montagem de estrutura, locomoção de pessoal, arranjos, entre outros.

Temas
As quadrilhas estão se modernizando ao adotarem o modelo estilizado, tendência diferenciada da tradicional. Essa mudança, segundo os quadrilheiros, tem o objetivo de profissionalizar os grupos e colocá-los no mesmo nível de competição nacional, como as famosas quadrilhas do Nordeste. A partir dessas mudanças, os temas também foram se contextualizando e abordando assuntos diversificados.

Os Malacabados: retrata as lembranças de um menino que mexe no baú de sua avó.  Com o tema “Do que você tem saudade”, a quadrilha vai mostrar que a saudade boa é a que fica na lembrança das pessoas. São 50 componentes, sendo 24 pares. Há oito meses ensaiam para disputar o primeiro lugar do concurso; os ensaios são realizados na Secretaria do Trabalho e Ação Social; a partir das 20 horas.

Saco Furado: com o tema “Forró Estilizado”, a quadrilha mostrará a mudança do forró tradicional para o que é tocado atualmente, todo estilizado. Foram seis meses de ensaios, na Associação de Mulheres do Setor Tiúba, das 19h30 às 22h30. Possui 26 componentes, um total de 14 pares, além da equipe de apoio.

Encantos do Luar: uma homenagem a todas as quadrilhas de Araguaína. É o que promete a quadrilha com o tema “As minas de Araguaína”. Composta por 40 pessoas, divididas em 20 pares, treina desde setembro do ano passado. Os ensaios são realizados na Escola Municipal Leia Raquel, na Vila Ribeiro, das 17 às 18h30.

Os Fei de Cum Força: mostra como é a festa no sertão. Este é o objetivo da quadrilha que vai apresentar o tema “São João do Sertão”. Há quatro meses vem ensaiando com os 20 pares de dançarinos. O treino é realizado na quadra que fica atrás do Supermercado Santiago, Setor Santa Luzia, das 19 às 22 horas.

Explosão Caipira: “De renegado a Rei do Baião – O sonho do nordestino” é o tema da quadrilha que trará até onde o nordestino pode chegar, com sua força, garra e cultura. É composta por 32 dançarinos, sendo 16 pares, e ensaia desde abril, na quadra do Colégio Rui Barbosa, no Bairro JK, das 19 às 22 horas.

Escorrega Mas Num Cai: a quadrilha vai expor o tema “Vem amor, vem cantar forró de São João que é bom de se dançar”; mostrando a evolução do forró e a importância da sanfona. Composta por 24 componentes, sendo 12 pares, a quadrilha ensaia no salão do Cláudio’s Bar, no Monte Sinai.

Arranca Toco: com o tema “Oxente – Arranca chegou para coroar o povo que padece, mas não esmorece e procura vencer”, a quadrilha tem o objetivo de retratar o sofrimento do sertanejo na seca, o fortalecimento da fé, culminando com a sua alegria. A quadrilha é composta por 50 integrantes, entre dançarinos, equipe de apoio e diretoria. Os ensaios são realizados na quadra do Colégio Estadual Jardim Paulista, a partir das 22h30.

Contatos quadrilhas:
Rogério (Arranca Toco): 9961 – 4562 / Eden, 9242 – 2677

Relderson (Os Malacabados): 9201 5355 / Camila Diniz, 9215 – 1746

Jofran (Os Fei de Cum Força): 9232 2072 / Jhonatan Ferreira, 9213 – 2660

Marcelo dos Santos (Saco Furado): 9242 – 2560

Jaiser Gomes (Encanto do Luar): 9258 – 6926

Ozailton Inácio da Silva (Explosão Caipira) 9210 – 6433

Adão Carlos Martins (Escorrega Mas Num Cai): 9277 – 5263

(Joselita Matos/Foto: Leila Mel)



Fazer um comentario