Prefeitura entrega certificados para mais 28 novas profissionais

Prefeitura entrega certificados para mais 28 novas profissionais

 Após quatro meses de aulas gratuitas, as profissionais concluíram os cursos de manicure, pedicure e pintura em tecido

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), entregou nesta quinta-feira, 2, certificados para as 28 alunas que concluíram os cursos de pintura em tecidos, manicure e pedicure. Os cursos, que tiveram duração entre dois e três meses e foram ministrados nos períodos da manhã e tarde, foram direcionados a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu às 16h, no prédio da Secretaria da Ação Social. Na ocasião, foi oferecido também um coquetel de confraternização para alunas e familiares, professores e servidores da Funamc.

A dona de casa Eliane Cardoso de Oliveira acredita que daqui para frente, agora qualificada para o mercado de trabalho, as coisas vão melhorar para ela e sua família. “Não aguentava mais ficar dentro de casa só assistindo televisão. Agora eu tenho uma profissão e vou trabalhar para mim mesmo, para ajudar na renda familiar”, disse.

Outra aluna que compartilha da mesma ideia é Raiane Fernandes, 20 anos, tem dois filhos pequenos, casada e está desempregada. Com o certificado na mão, ela pretende abrir o próprio salão em casa para trabalhar. “Eu estou desempregada e resolvi fazer o curso de manicure para me qualificar. Pretendo abrir meu próprio negócio e começar a ganhar dinheiro para aumentar a renda lá de casa”, afirmou.

De acordo com a presidente da Funamc e primeira-dama, Nil Dimas, um dos objetivos dos cursos é dar aos alunos a oportunidade de garantir a sua própria renda, com a abertura do próprio negócio, além de promover a inclusão social. “Nosso objetivo aqui é trabalhar para que as pessoas, principalmente as mais carentes, tenham oportunidade de buscar a qualificação profissional para facilitar a busca do tão sonhado emprego no mercado de trabalho ou, quem sabe, abrir o próprio negócio para ajudar na renda familiar”, disse.

Nil acrescentou ainda que até o final do ano outros cursos deverão ser implantados e ampliados para outros órgãos. “Vamos lutar para trazer novos cursos tanto para a Fumamc quanto para os CRAS, que dispõem de uma estrutura para receber esses cursos”, garantiu.

Novas turmas
Os interessados em fazer os cursos devem procurar a sede da Funamc na primeira semana de agosto. Os cursos são gratuitos e são custeados com recursos próprios da Prefeitura. Mais informações pelo telefone (63) 3414-0431.

Profissionalização
Em 2014, 1.888 pessoas fizeram os cursos promovidos pela Prefeitura e em parceria com outras instituições. Ao todo, foram 85 turmas formadas em vários cursos. Todas se qualificaram e tiveram a chance de entrar no mercado de trabalho tendo mais capacidade técnica e aumentar a renda familiar.

(Alberto Rocha/Foto: Marcos Rocha)

Fazer um comentario