Em programa de rádio, Dimas fala sobre investimentos na saúde e no trânsito

Em programa de rádio, Dimas fala sobre investimentos na saúde e no trânsito

Prefeito destacou sobre quantidade de atendimentos no Centro de Fisioterapia e a instalação do CRER em Araguaína

Durante o programa semanal de rádio “Fala, Prefeito!” desta segunda-feira, 10, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, comentou sobre o Centro Municipal de Fisioterapia, que foi inaugurado no início do mês de junho, e também sobre a instalação do CRER – Centro de Reabilitação e Readaptação de Araguaína.

Segundo Dimas, o Centro Municipal de Fisioterapia está realizando uma média de 300 sessões por mês. “A meta é chegar 400 atendimentos mensais”, destacou. O Centro de Fisioterapia atende desde a prevenção, até o pós-operatório, algumas cirurgias, traumas neurológicos e acidente vascular cerebral (AVC) ou mais popularmente conhecido como derrame.

Os serviços de fisioterapia estão disponíveis aos usuários com dificuldade de locomoção, portador de alguns agravos ortopédicos, vítimas de acidente, problema de coluna, hérnia de disco, pacientes com problemas mentais e com dificuldades para respirar, bem como tratamento preventivo, para reeducação de postura, principalmente dos idosos.

CRER

O Centro de Reabilitação e Readaptação de Araguaína – CRER é um centro de recuperação mais avançado do que o Centro de Fisioterapia. “É baseado em uma unidade que existe em Goiânia, que hoje é modelo para a América Latina. E nós conseguimos, através de uma parceria com a senadora Kátia Abreu, recursos na ordem de R$ 5 milhões para implantarmos um aqui, através do Ministério da Saúde”, explicou o prefeito.

Ainda segundo Dimas, a licitação para contratar a empresa que vai construir a unidade já foi publicada. “Todos os projetos foram concluídos e será agora no próximo dia 4 de setembro a abertura dessa licitação”, explicou. “E é mais um serviço de saúde prestado não somente para a comunidade, mas este com abrangência regional. Atraindo mais pessoas para aquela que é hoje uma atividade geradora de muitos serviços em Araguaína que é o setor da saúde. Então, nós atenderemos pacientes de toda essa região Centro-Norte do Tocantins, até mais, o sul do Pará e do Maranhão, terá como referência o nosso CRER de Araguaína”, destacou.

O CRER terá um total de 50 apartamentos, com dois leitos cada; 18 leitos de UTI, sendo dois isolados; 38 salas para atendimento multidisciplinar; seis salas no Centro Cirúrgico; quatro consultórios odontológicos, bem como outras salas de Terapia Ocupacional, Ultrassonografia, Fisioterapia, Hidroterapia, Laboratório de Análises Clínicas, Oftalmologia, Ecocardiograma. O prédio contará também com um auditório para 183 lugares e uma oficina Ortopédica, onde serão produzidas as próteses necessárias para o tratamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Redução de acidentes

O prefeito também aproveitou o programa para comentar a sobre a redução no número de acidentes depois do reordenamento de ruas e a instalação de radares na cidade. “Houve uma redução significativa. Mas não é somente radar, isso tudo é fruto de um trabalho, de planejamento, primeiro a recuperação das vias, a reconstrução, o recapeamento com asfalto de qualidade, a sinalização tanto horizontal como vertical, esta reordenação, que são as mudanças às vezes de direção no trânsito de determinada gente e também agora a última etapa que são os radares”, explicou.

O Serviço Móvel de Atendimento Urgente (SAMU) registrou uma queda no mês de junho de 46% no número de acidentes. Já no mês de julho foram menos acidentes que no mesmo período do ano anterior. “E isso é o quê? É preservação de vidas, de famílias, é acabar com gente mutiladas porque a maioria dos acidentes é de motos, isso já refletiu rápida e diretamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, afirmou o prefeito.

Ainda de acordo com Dimas, o planejamento no trânsito da cidade também refletiu no Hospital Regional de Araguaína. “Olha lá no hospital tinha gente que ficava 60, 90 dias, esperando uma cirurgia, imagina o custo disso para o poder público”, comentou. “Ou seja, é preservar as vidas através de um sistema todo de trânsito que estamos reordenando na nossa cidade. Eu não quero que ninguém seja multado. Eu, por exemplo, tenho me policiado para andar nos 40 km/hora, independente se a via é de 50 ou de 60 km/hora, isso sem dúvida evita acidentes e preserva as vidas”, finalizou o prefeito.

O Programa

O Programa de Rádio “Fala, Prefeito!” vai ao ar todas as segundas-feiras, às 7h, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário, em três rádios da cidade. No programa, o prefeito faz anúncios dos trabalhos que estão em andamento, o que está sendo planejado e será realizado pela administração municipal, além de proporcionar um espaço para esclarecimento de dúvidas da comunidade.

A participação da comunidade é feita por meio de perguntas que podem ser enviadas no e-mail falaprefeitoaraguaina@gmail.com e no WhatsApp (63) 9955 3728. Qualquer pessoa pode acompanhar e participar.

(Joselita Matos)

Fazer um comentario