Exército continua programação de atividades em Araguaína nesta sexta

Exército continua programação de atividades em Araguaína nesta sexta

Ação tem apoio da Prefeitura e atividades são em comemoração ao Dia do Soldado

Nesta sexta-feira, 21, continua a programação do Exército Brasileiro em Araguaína. As atividades tem o apoio da Prefeitura, que está dando todo o suporte necessário para a equipe da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. A partir das 18 horas desta sexta será realizado um desfile militar, que sairá da Praça das Bandeiras, encerrando-se na Praça das Nações (Dom Orione). Após o desfile, a banda de música da 23ª Brigada de Infantaria de Selva vai realizar uma apresentação musical. Ainda no local, ocorrerá uma exposição de material de emprego militar.

No sábado, 22, a partir das 8 horas, na Escola Municipal Francisco Bueno de Freitas, no Setor Maracanã, será realizada uma ação cívico social. No local serão oferecidos atendimento médico-odontológico, distribuição de medicamentos, realização de testes vocacionais, atendimentos de psicólogos, corte de cabelo, além de recreação infantil.

Comunidade

A dona de casa Deusina Rodrigues, que mora na Vila Goiás, e que passava na Praça das Bandeiras na tarde desta quinta-feira, 20, parou para ver a movimentação do Exército, que estava com dois veículos blindados no local, os chamados “urutus”. “Vi um movimento diferente e vim olhar. Achei muito interessante os carros e o pessoal aqui”, disse dona Deusina.

Outra araguainense que também parou para ver os carros blindados do Exército e tirou até foto. A dona de casa Maria José Coelho de Sousa mora no Costa Esmeralda e passava na praça quando viu os veículos e os soldados do Exército. “Eu achei muito bom a presença deles aqui. Deviam vir mais vezes”, comentou Maria José.

Comando Militar do Norte

O Comando Militar do Norte (CMN), ativado em junho de 2013, foi criado para ampliar a presença do Exército na Amazônia. Sediado em Belém (PA), tem como sua área de atuação a região da Amazônia Oriental, abrangendo os Estados do Pará, Maranhão, Amapá e parcela do território de Tocantins.

Desde 16 de março de 2015, a cidade de Araguaína, devido a uma reestruturação do Exército, passou, para fins militares, para a jurisdição do mencionado Comando Militar de Área. A 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Marabá (PA), é a Grande Unidade, subordinada ao CMN, incumbida de planejar e executar ações de segurança integrada nesta região, efetivando sua presença na área conhecida como “Bico do papagaio”, por intermédio do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede em Imperatriz (MA).

(Joselita Matos/Foto: Marcos Filho)

Fazer um comentario