Mais de 16 mil alunos debatem Literatura Infantil em Araguaína

Mais de 16 mil alunos debatem Literatura Infantil em Araguaína

Rodas de leitura, interpretações teatrais, jogos e brincadeiras serão atividades desenvolvidas nas escolas municipais

Na manhã desta sexta-feira, dia 28, das 7h às 11h, mais de 16 mil alunos desenvolverão ações de leitura, apresentações artísticas e culturais de histórias encontradas na Literatura Infantil. As ações acontecem em todas as escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de promover nos alunos o conhecimento individualizado dos autores brasileiros.

As atividades foram articuladas pela coordenação pedagógica, professores e equipe das unidades de ensino.  Os eventos criam oportunidades aos alunos para desenvolverem o gosto pela leitura e produção de textos. Além das atividades realizadas pelos alunos, na Escola Raimundo Falcão Coelho, haverá o lançamento do livro “Antologia Literária entre Rosas e Espinhos”, do escritor e membro da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, Arezzio Soto.

Participação da comunidade

As atividades nas escolas também contarão com a participação dos pais dos alunos e da comunidade. Os estudantes são preparados com antecedência com textos de diversos gêneros literários para que possam representar. “O envolvimento da comunidade e dos pais nas atividades escolares enriquece o desenvolvimento do educando e o ensino aprendizagem, além de melhorar a convivência das crianças em casa e em sociedade”, detalhou a diretora Maria Veronilde, do Centro Educacional Infantil Criança Feliz.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Jocirley Oliveira, o momento de literatura na escola oportuniza aos alunos interagir sobre o que ele aprendeu e oferece à gestão escolar um momento de avaliação da qualidade do ensino. “Quando o aluno ler, ele estabelece um diálogo com a obra, compreendendo a intenção do proposto, sendo ele levado a fazer perguntas e procurar respostas”, apontou o secretário.

Atividades

Apresentações teatrais e lançamento do livro do escritor Arezzio Soto – Escola Raimundo Falcão Coelho, Rua Norte Sul, nº 252, Setor Tiúba. Contato: 3415-3731, diretora Ana Damasceno.

Culminância do Projeto Folclore, com apresentações de autores nacionais – Escola Dr. Simão Lutz –  Rua das Jaqueiras, nº 329, Setor Araguaína Sul. Contato:3414-1160, diretora Ângela Cruz.

Dramatizações de “A Lenda do Boto e a Festa no Céu” e danças – Escola Manoel Lira, Rua 303, S/Nº, Qd.43, Lt 11, Setor Nova Araguaína. Contato: 3413-4723, diretora Silvandira da Cruz.

Sessão de Cinema Infantil na escola, álbum de figurinha da literatura e apresentações –  Escola Benedito Canuto Braga, Rua N, nº 175, Setor Couto Magalhães. Contato: 3414-7459, diretora Joneth Rodrigues.

Dramatização do livro premiado nacionalmente “Os colegas”, de Lygia Bojunga – Escola Aurélio Buarque de Holanda, Rua 13 de abril, nº 130, Setor Dom Orione. Contato: 3141-7496, diretora Jami Cavalcante. 

Culminância do Folclore e obras do escritor infantil Hans Christian Andersen – Escola Joaquim de Brito, Avenida Tiradentes, nº 1715, Setor Carajás. Contato: 3414-2743 – diretora Lelia dos Santos.

(Abdon Barbosa)



Fazer um comentario