Prefeitura dá início à Semana da Pátria em Araguaína

Prefeitura dá início à Semana da Pátria em Araguaína

As apresentações lúdicas na Praça das Nações seguem até sexta. O hasteamento diário da bandeira, até domingo 

Na manhã desta terça-feira, 1º de setembro, as apresentações da Semana da Pátria iniciaram por volta das 8h da manhã, na Praça das Nações. De segunda até sexta apresentam-se dez escolas municipais, envolvendo uma média de 500 crianças, de 5 a 10 anos de idade, da Rede Municipal. Hoje, as apresentações de música e dança foram comandadas pelos alunos dos Centros de Educação Infantil Normando Sousa Linhares (Santa Terezinha) e Natalina Maria de Jesus (São João) e das escolas municipais Manoel Lira (Nova Araguaína) e Tomas Batista (Vila Aliança).

O evento, promovido pela Prefeitura de Araguaína, conta com o auxílio dos alunos do Colégio Santa Cruz e da Ordem Demoly. As apresentações com os alunos seguem até sexta, dia 4, às 7h30. No final de semana, a Ordem fará o hasteamento da bandeira sempre às 8 horas e o arreamento da bandeira às 18 horas. “Queremos estimular as pessoas a terem amor pelo País, incentivando a cidadania e buscando o patriotismo”, destacou o secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira.

Na segunda, dia 7 de setembro, acontece o desfile cívico na Avenida Filadélfia, que deve contar com a participação de mais de 700 alunos. “A Semana da Pátria resgata nossa história de descoberta e independência do Brasil de forma lúdica e as nossas crianças tem que entender a essência do país em que vivem”, destacou o secretário da Educação, Jocirley de Oliveira.

Apresentações

A abertura foi realizada com todos na posição de sentido, para execução do Hino Nacional. Ao mesmo tempo, as bandeiras do Município, Estado e Brasil foram hasteadas no centro da praça. Abrindo as apresentações do dia, oito alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Normando Sousa Linhares apresentaram uma coreografia da música ‘A hora é agora’, de Jorge & Matheus. Depois, subiram ao palco da praça quatro alunos do CEI Natalina Maria de Jesus para interpretação da música ‘7 de Setembro’. Sete alunos da mesma creche fizeram uma coreografia com a música ‘Xote ecológico’, de Luiz Gonzaga.

Na apresentação das escolas, a Manoel Lira iniciou apresentando uma dança feita por quatro meninas com a conhecida música de Carmem Miranda ‘O que que a baiana tem?’.

Um total de seis alunos da Escola Tomas Batista fizeram uma apresentação de dança da música ‘Eu te amo, meu Brasil’, de Os Incríveis. As quatro alunas da Escola Manoel Lira retornaram ao palco para fechar com chave de ouro. Acompanhadas da fanfarra do Colégio Santa Cruz, tocando ‘Aquarela do Brasil’, elas trouxeram uma ginástica rítmica com fita.

A pequena Clama Regina Ezequiel, foi uma delas. “Além de desenvolvermos um dom que a gente tem, estamos falando de nossa nação e pra mim isso é muito importante. No ensaio erramos muito, mas aqui tudo deu certo”, finalizou a pequena Clara.

Programação

Durante a Semana da Pátria em Araguaína, o público poderá contar com apresentações de teatro, poesia e dança em demonstração ao amor pelo Brasil. O momento cívico é realizado pelas secretarias da Cultura, Esporte e Lazer e da Educação.

(Weberson Dias/Foto: Marcos Filho)

Fazer um comentario