Na Semana do Trânsito, Prefeitura realizará blitz educativa em Araguaína

Na Semana do Trânsito, Prefeitura realizará blitz educativa em Araguaína

Uma equipe deve entregar adesivos e panfletos em nove pontos da cidade, conscientizando a população sobre os cuidados no trânsito

Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os motoristas da cidade de Araguaína quanto à violência no trânsito e da importância de atitudes mais seguras, a Prefeitura de Araguaína, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), realizará nos dias 23 a 25 de setembro uma blitz educativa em nove pontos da cidade. O evento acontecerá dentro da Semana Nacional do Trânsito 2015.

Além do envolvimento de toda a equipe do SAMU, a ação conta com a parceira da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Militar, além das Ligas de Enfermagem e Medicina do ITPAC.

De acordo com o coordenador de enfermagem do SAMU, André Luiz Santos, a blitz acontecerá sempre entre 7 e 8 horas da manhã e nos finais de tarde, após às 17h, nos locais onde há grandes índices de acidentes, como a Cônego João Lima, Primeiro de Janeiro, Avenida Filadélfia e Santos Dumont.

Ainda de acordo com o coordenador de enfermagem do SAMU, a ação pretende alertar a população dos cuidados a serem tomados no trânsito. “Queremos orientar o araguainense em relação ao uso do cinto de segurança, o uso de celular no trânsito, o respeito às faixas de pedestre, as consequências da direção perigosa, a importância da direção defensiva e os perigos de dirigir sobre o efeito do álcool”, destacou ele, assegurando que durante as abordagens a pedestres e motoristas serão distribuídos materiais informativos, como panfletos e adesivos.

Menos acidentes

O SAMU já registrou em quatro meses queda de mais de 60% no número de acidentes. Após a implantação dos radares nas principais ruas, em junho, os acidentes caíram de 149 em maio para 59 em agosto. De acordo com os dados divulgados pelo órgão, no mês de maio foram 149 acidentes; em junho, 114; julho, 92; agosto, apenas 59.

“Com a educação no trânsito, acreditamos que esses números possam cair ainda mais”, comentou o presidente da AMTT, Gustavo Fidalgo.

Semana

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito acontece nos dias que antecedem o Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro. O tema de 2015 é “Seja VOCÊ a mudança no trânsito” e tem como finalidade conscientizar a sociedade. O foco é na internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida”, principalmente no desenvolvimento de posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura do governo frente a este assunto, além de ser um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Blitz educativa do SAMU

Data: 23 a 25 de setembro

Local: Nove locais no trânsito de Araguaína (TO)

Horário: Matutino e vespertino

Parcerias: AMTT, Cerest, Corpo de Bombeiros, Detran, PM e Ligas de Enfermagem e Medicina do ITPAC.

(Weberson Dias)



Fazer um comentario