Facit certifica mais de 20 profissionais de Saúde Bucal em parceria com o Estado

Facit certifica mais de 20 profissionais de Saúde Bucal em parceria com o Estado

A área odontológica da saúde pública na região norte do Estado vai ganhar um reforço de peso. A Faculdade de Ciências do Tocantins – Facit, em parceria com o Governo do Estado, formou 27 auxiliares em saúde bucal de pelo menos 10 municípios do centro-norte. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na manhã desta sexta-feira, 9, após quase um ano de curso.

O recurso proveniente do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para o SUS – Profaps, do Ministério da Saúde, foi repassado para o Governo do Estado, que licitou a execução do curso. A Facit venceu o processo e foi o executante do projeto de Qualificação dos Auxiliares em Saúde Bucal, fornecendo a estrutura de salas de aula, laboratórios e corpo docente do curso de Odontologia.

Todo o investimento tem como propósito garantir melhoria no atendimento à população, conforme explica Raimunda Fortaleza de Sousa, gerente de Educação na Saúde da Sesau. “É uma grande vitória porque o SUS precisa de pessoas aliadas e motivadas como estes profissionais. A nossa missão é fazer com que nossos trabalhadores da saúde tenham acesso à qualificação. E isto resulta na ponta, naquele que precisa do atendimento”.

Novos horizontes profissionais

Cerca de 10 municípios foram representados entre os 27 alunos certificados e cada um deles contribuirá com os novos conhecimento nos atendimentos à população. É o caso de Jaislene Mendes, de Pau D’Arco. “Eu já trabalho na unidade de saúde da minha cidade e, com essa formação, vou melhorar muito minha atuação. E quando eu decidir buscar outras carreiras, vai ser mais vantajoso, até porque tenho pretensão de cursar Odontologia em breve”.

A formação também teve um gosto especial para a aluna Edilene Matias de Oliveira, colaboradora da Facit e que viu no curso a ferramenta para a evolução profissional. “Esse curso possibilitou que eu saísse de auxiliar de serviços gerais para minha atual ocupação. E sempre que tiver oportunidades como essa, eu vou aproveitar”, afirmou a atual responsável pela esterilização da Clínica Odontológica da Facit.

Parceria de sucesso

Este foi o primeiro projeto entre a Facit e Governo do Estado e o resultado foi mais que satisfatório, segundo os representantes da Sesau. “Essa parceria com a Facit foi um sucesso. Nós acreditamos sempre no melhor e acreditamos que estes profissionais vão dar o melhor de si em seus municípios. É gratificante chegar aqui e ver alegria e satisfação de todos com essa certificação”, observou a diretora da Escola Tocantinense do SUS, Laudecy Alves do Carmo Soares.

Aprovação

De acordo os organizadores do curso, o índice de frequência nos módulos ficou acima de 90%, além de  92% a 98% de satisfação entre os alunos também em todos os módulos. “A Facit sente-se verdadeiramente feliz com estes números e consolidamos, mais uma vez, nossos princípios na educação, ética e na convicção que temos da importância da saúde na sociedade”, comentou a coordenadora geral da faculdade, Denyse Mota da Silva.

A diretora geral da Facit, Ângela Maria Silva, aproveitou a oportunidade para lembrar a grande responsabilidade que os profissionais terão daqui para frente. “Valorizem essa conquista porque vocês serão os agentes do que eu considero a principal área do Governo, a saúde. A educação sempre será o passaporte para o crescimento, invistam cada vez mais em conhecimento”.

Fazer um comentario