Copa Tocantins de Handebol abre programação do aniversário de Araguaína

Copa Tocantins de Handebol abre programação do aniversário de Araguaína

Com dois dias de competição, copa será realizada no Ginásio do Bairro São João

A Prefeitura de Araguaína promove, em parceria com a Federação Tocantinense de Handebol, a 5ª Copa Tocantins de Handebol Masculino e Feminino no próximo final de semana, dias 7 e 8, no Ginásio de Esportes do Bairro São João, das 8 às 22 horas. O campeonato faz parte da programação dos 57 anos da cidade.

Com inscrições encerradas no último dia 3, 18 times confirmaram participação no campeonato, sendo 12 masculinos e 6 femininos. Os times tocantinenses inscritos são das cidades de Araguaína, Wanderlândia, Buriti, Darcinópolis, Axixá e Tocantinópolis. A copa também conta com representantes de outros estados, sendo um representante de Imperatriz (MA) e outro de Conceição do Araguaia (PA).

A copa conta com mais de 250 atletas participantes (jogadores e comissão técnica). “O objetivo é prestigiar a modalidade na região norte, no caso, em Araguaína”, disse o presidente da Federação Tocantinense de Handebol, Charllyngton Fábio da Silva. O público esperado é de mais de 800 pessoas nos dois dias de copa.

Premiação
Os times que ficarem em primeiro e segundo lugares serão premiados com troféu e medalha. Ao final de cada partida, o “Jogador Destaque” será escolhido por meio de votação entre os técnicos e receberá como premiação troféu e medalha.

O esporte
O handebol é um esporte de origem alemã do século XIX. Embora tenha sido inicialmente praticado exclusivamente por mulheres e ao ar livre, hoje é jogado tanto por homens quanto mulheres, em quadras tanto abertas quanto fechadas.

A quadra, em geral, é semelhante à de jogos de futebol. O handebol era, inicialmente, disputado por duas equipes de 11 jogadores cada. Atualmente, a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA) mantém como oficial o número de sete jogadores por equipe.

O único objeto usado é uma bola pequena, que deve ser obrigatoriamente feita de couro ou de outro material sintético e que tenha peso certo, a fim de que possa ser melhor manuseada pelos jogadores. Em um jogo de handebol, é proibido o uso dos pés para o deslocamento da bola e o objetivo é a marcação de gols.

Programação esportiva
A programação esportiva do aniversário de Araguaína segue na próxima sexta-feira, 13, será a final da Copa Araguaína de Futebol Sete Society, no Campo Beira Cimba, a partir das 19 horas.

Dia 14, três eventos preencherão o sábado do aniversário da cidade: a Corrida Sesi de Rua, às 8 horas, com saída do Centro de Atividades do Trabalhador (CAT), no Setor Cimba; o Campeonato Interestadual de Dama, das 8 às 18 horas, no Ginásio do Bairro São João; e Campeonato de Kart, às 16 horas, na Praça do Automóvel, em frente do Detran.

Nos dias 21 e 22, sábado e domingo, acontecerá a Copa de Vôlei de Areia, das 8 às 18 horas, no Parque das Águas. Ainda no domingo 22, às 8 horas, no Setor Coimbra, será a Prova de Cliclismo, com saída da Avenida Brasil. No mesmo dia, às 16 horas, a pista da Praça do Esporte e da Cultura (PEC), no Setor Araguaína Sul, será o palco para o 2º Campeonato de Skate de Araguaína.

No próximo final de semana, dias 28 e 29, será a vez dos amantes do tênis de mesa e do voleibol contarem com eventos específicos. Nos dois dias, das 8 às 18 horas, o Campeonato Estadual de Tênis de Mesa será realizado na AABB. No mesmo horário, no Ginásio do Bairro São João, acontecerá a 1ª Copa UFT de Voleibol Masculino e Feminino.

(João Neto/Foto: Leila Mel)



Fazer um comentario