Judocas de Xambioá são destaque nas comemorações do aniversário da cidade

Judocas de Xambioá são destaque nas comemorações do aniversário da cidade

O último fim de semana foi especial para a cidade de Xambioá, no norte do Tocantins. Foram três dias de eventos para comemorar os 57 anos de emancipação política do município. Organizado pela prefeitura municipal e acompanhado de perto pela prefeita Sílvia Machado e seus secretários, o evento teve múltiplas atrações e contou com cultos ecumênicos, show de acrobacias com motocicletas, corrida de rua, mostra cultural e muito mais.

E um dos destaques, aclamado pelo público de cerca de 1.500 pessoas, foi a apresentação do novo orgulho da cidade: a equipe de judô do colégio José Bonifácio. Cerca de 20 judocas demostraram técnicas de projeções e quedas que levantaram o público e causaram grande curiosidade em diversos expectadores. «Quando saímos de lá, muita gente começou a nos procurar querendo saber como fazer para treinar com nossa equipe», contou Heloísio Barbosa, o “senpai” da turma, termo japonês para indicar o mais graduado do grupo.

O projeto de judô idealizado pelo professor de Educação Física Tibério Alan iniciou há cerca de dois anos com o intuito de ser uma ocupação diferente para os alunos. «A maioria dos projetos era relacionado ao futebol, mas sempre achei que as artes orientais poderiam agregar muito quanto à respeito e disciplina, por isso corremos atrás e não nos arrependemos», conta o professor Tibério. No início deste ano a equipe recebeu um grande incentivo. Foi oficializada como pólo da AD Guerra/SESI, uma das mais conceituadas associações de Judô do estado. Com isso passaram a ter uma consultoria técnica virtual e in loco, de maneira a continuar o trabalho dentro das normas e padrões técnicos exigidos pela Federação.

O resultado desta parceria, todo xambioaense já conhece: a evolução técnica tem sido rápida o suficiente para os atletas poderem participar dos eventos estaduais, fazer exame de graduação e conquistar muitas medalhas levando o nome da cidade. Com isso vários apoiadores começaram a surgir, incluindo a Prefeitura de Xambioá, que viu no projeto uma ótima maneira de formar o cidadão e ainda incentivar a prática esportiva de seus estudantes, seja como simples atividade física ou também vislumbrando resultados que levam o nome da cidade aos principais pódios do Estado.

(Ascom ADG)

Fazer um comentario