Prefeitura promove troca de faixas para karatecas mirins

Prefeitura promove troca de faixas para karatecas mirins
Alunos dos Centros de Referência de Ação Social realizam aulas gratuitas nos setores Maracanã, Conjunto Patrocínio e Céu Azul

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, promoveu no dia 13 a cerimônia de entrega de medalhas e troca de faixas para 19 alunos de karatê dos Centros de Referência de Ação Social (CRAS). O evento aconteceu na sede da secretaria e contou com a presença da presidente da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), Nil Dimas; do secretário do Trabalho e Ação Social, José da Guia; da Superintendente do Trabalho e Ação Social, Valéria Domingues, e da diretora de Proteção Básica, Lucimar Arruda.

Os alunos fazem parte dos mais de 80 alunos, com idade entre 6 e 17 anos, beneficiados pelas aulas de karatê das unidades do CRAS do Setor Maracanã, Vila Patrocínio e Setor Céu Azul. Como é o caso de Vinícius Santos, de 13 anos, que pratica o esporte há pouco mais de seis meses. Ele estava no evento para trocar de faixa branca para a amarela. “Meu primo fazia karatê, fiquei sabendo que tinha um CRAS lá perto de casa, eu acho o esporte importante pra saúde, condicionamento físico e aprender a se defender”, explicou Vinícius.

Para o professor de karatê e acadêmico do curso de Educação Física Douglas Abreu, o esporte é importante para o desenvolvimento das crianças. “O karatê tem um significado muito grande, porque eleva a autoestima dos praticantes e ajuda o aluno a lidar com os problemas do cotidiano. O esporte contribui não só para o desenvolvimento físico, mas para o emocional da criança, potencializando assim o ambiente social próprio entre eles, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, trazendo também a lealdade e respeito para cada um deles”, enfatizou Douglas.

A superintendente do Trabalho e Ação Social, Valéria Domingues, fala da importância do CRAS para as crianças. “Há três anos essas crianças participam das modalidades esportivas dentro do CRAS e esse é o resultado desse trabalho. Todos os anos fazemos essa troca de faixas e também a entrega do certificado da Federação Tocantinense de Karatê. Essas crianças poderiam estar na rua, mas estão participando de atividades esportivas”, explicou a superintendente.

O esporte
Karatê é uma arte marcial e sistema de autodefesa. O nome refere-se ao fato dos praticantes não usarem armas para atacar ou defender, mas apenas as mãos, pés e o corpo. Através da árdua prática e treinamento, o esporte desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter.

A ordem de cores das faixas em nível crescente é: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta.

(João Neto/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario