Reconstrução amplia vagas em creche na Vila Santiago

Reconstrução amplia vagas em creche na Vila Santiago
O Centro Educacional Infantil William Castelo Branco Martins, na Vila Santiago, foi entregue nesta terça-feira, 24, na programação dos 57 anos de Araguaína

Dando continuidade às comemorações dos 57 anos de Araguaína, o prefeito Ronaldo Dimas entregou às 9 horas desta terça-feira, 24, a reconstrução e ampliação do Centro Educacional Infantil William Castelo Branco Martins, na Vila Santiago. A unidade atenderá 150 crianças a mais, passando de 100 para 250 alunos, com idade de um ano e nove meses a quatro anos, do berçário ao 1º período, sendo até 3 anos de forma integral.

Com a ampliação, a creche recebeu seis novas salas de aula, novos banheiros com acessibilidade e novas áreas de recreação e serviço, além da reconstrução do refeitório, cozinha, sala dos professores e diretoria.

“Ver a creche assim é um sonho”, disse a diretora da unidade, Gercina Rodrigues. Segundo ela, a última reforma foi realizada em 2000 e desde 2013 a obra de reconstrução mudou a cara do lugar. “Eu não queria ficar aqui como gestora. Nenhum professor tinha motivação para trabalhar. Agora a comunidade tem um lugar adequado para deixar seus filhos e nós estamos realizados”, contou.

A merendeira Maria de Jesus, a dona Dijé, como é conhecida, de 53 anos, há 20 trabalha na unidade. Ela resume em uma palavra o novo local de trabalho: “Ótimo!”, e explica: “Trabalhávamos em um local quente, sem espaço, não tinha depósito. Agora temos um local adequado, estou muito feliz com minha profissão, muito mais motivada para trabalhar”.

Investimentos
O investimento para reconstrução, ampliação e adequação do CEI William Castelo Branco Martins foi de R$ 340 mil com recursos do Tesouro Municipal. O secretário da Educação, Jocirley Oliveira, falou sobre os recursos aplicados na creche desde a primeira visita do prefeito à unidade. “Foi uma vergonha o que encontramos aqui. Essa unidade envergonhava a todos nós. Fizemos um investimento de qualidade; desde 2013 estávamos fazendo um trabalho com planejamento e gestão”, pontuou.

O secretário ainda acrescentou que a creche é a 18ª unidade de educação infantil que recebe intervenção do Município na atual gestão, entre ampliações, reformas e reconstruções.

Para o presidente da Câmara Municipal, Marcus Marcelo, a qualidade com que as obras estão sendo realizadas mostra uma gestão com responsabilidade. “A gestão tem buscado caminhos para atender a todos, e não os interesses individuais. Para mim, esta gestão tem buscado atender toda a cidade. Elegemos um prefeito responsável, que não faz pinturas, mas um trabalho duradouro”, disse.

O prefeito Ronaldo Dimas falou que todos os recursos feitos na educação são investimentos muito bem aplicados. “A educação é um investimento. Eu fiquei alarmado com a estrutura deste lugar. Agora, temos um local que faz jus ao nome de unidade de ensino. Sabemos que é obrigação do político fazer trabalho de qualidade, é isso que a população espera de nós, e é isso que vamos fazer, é nossa responsabilidade”, finalizou.

(Thatiane Cunha/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario