Saúde realiza capacitação para intensificar combate ao Aedes aegypti

Saúde realiza capacitação para intensificar combate ao Aedes aegypti
Após capacitação de agentes de endemias, amanhã, 10, no auditório do Cerest, as ações continuam com coordenadores das unidades básicas de saúde
Para intensificar ainda mais o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus, 130 agentes da Prefeitura de Araguaína, que atuam na Secretaria da Saúde, participaram de uma capacitação. O objetivo principal é atualizar as informações sobre as doenças para que as ações nos setores tenham também orientação aos moradores, seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde. Amanhã, 10, será a reunião com coordenadores das unidades básicas de saúde (UBS).

A coordenadora técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ), Ketren Carvalho explica que os agentes estão atualizando sobre as doenças, já que estão todos os dias em trabalhos de rotina. “Com mais conhecimento, principalmente sobre o Zika Vírus, que pode ser um dos fatores da doença microcefalia, que vem assustando a população, eles podem orientar os moradores sobre os cuidados que devem ter para se proteger do mosquito”, disse.

Agentes de endemias
Quem já sabe tudo sobre prevenção e como combater o mosquito é o agente de endemias Wedson Alves Gomes, que realiza trabalho a campo há 18 anos. “Embora já sabendo como atuar é sempre bom estarmos atualizados. O conhecimento que tivemos nestes dois dias de capacitação vai contribuir e muito para realizarmos nosso trabalho da melhor forma possível”, destacou.

Comunidade
Durante a capacitação, a coordenadora do Programa de Combate à Dengue em Araguaína, Mariana Parente, lembrou que a comunidade também deve ficar atenta. “Água e lixo atraem os mosquitos, por isso é importante acabarmos com os focos, tendo esses cuidados especiais em nossas residências”, frisou.

Plano de Prevenção
Mais atividades que estão dentro do Plano de Prevenção serão realizadas esta semana. Amanhã, 10, acontece a reunião com coordenadores das unidades básicas de saúde sobre zika e microcefalia e, no dia 15, próxima terça-feira, acontece o Dia D de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika.

Serviço:

O quê? Reunião com coordenadores das unidades básicas de saúde sobre Zika e microcefalia
Onde?  No auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na Rua 15 de Novembro, nº 899, no Centro.
Quando? Amanhã, 10, das 8 às 12 horas.
Em caso de encontrar focos do mosquito, ligar: 3411-7040.

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario