Araguaína fica em quarto lugar no ranking da transparência no Tocantins

Araguaína fica em quarto lugar no ranking da transparência no Tocantins
Em relação aos outros municípios tocantinenses, cidade ficou em terceiro lugar

 

O Ministério Público Federal (MPF) publicou nesta quarta-feira, 9, o ranking nacional da transparência de todos os municípios e estados do País. Na visão estadual do MPF, Araguaína ficou em quarto lugar na transparência, obtendo a 6,4 na nota; e em terceiro se levar em conta apenas os municípios. O Índice Nacional da Transparência, que é uma média de todas as notas, ficou em apenas 3,91.

O Governo do Tocantins ficou em primeiro, com a nota de 7,9; em segundo o município Brejinho de Nazaré, com 7,4; e em terceiro, Aliança do Tocantins, com 7.

Avaliação
No período de 8 de setembro a 9 de outubro, o MPF fez a avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. O órgão verificou nos portais 14 obrigações de transparência previstas em lei e dois itens considerados boas práticas.

Entre os itens avaliados estão a publicação na internet de todas as receitas e despesas, editais e resultados de licitações, e relatórios de gestão orçamentária. Também foi checada a possibilidade de entrega de pedidos de informação de maneira presencial e pela internet.

Entre as boas práticas de transparência, a pesquisa avaliou se os sites publicam nomes e salários de servidores públicos, e se divulgam despesas com diárias e passagens.

O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

Portal
O Portal da Transparência de Araguaína foi implantado na atual gestão, em 2013; sendo renovado e atualizado no ano seguinte.

Confira o portal acessando o link: https://goo.gl/b2BGTe



Fazer um comentario