Prefeitura de Araguaína intensifica limpeza de bueiros no período de chuvas

Prefeitura de Araguaína intensifica limpeza de bueiros no período de chuvas

Equipes de limpeza urbana estão nas ruas para limpeza, manutenção e retirada de lixos das bocas de lobo. Conscientização é importante

Com o início das chuvas, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Infraestrutura, está intensificando o trabalho de limpeza, manutenção e retirada de lixos e materiais de construção das bocas de lobo. Equipes de limpeza urbana estão nas ruas para facilitar o escoamento da água fluvial e evitar alagamentos.

De acordo com o eletricista e encanador da Secretaria da Infraestrutura Raimundo Pereira Nonato, ainda há muitos bueiros entupidos na cidade. “O que ocasiona isso é normalmente a quantidade de lixo, por isso gostaríamos de pedir à população para colocar as sacolas somente nos dias de coleta. Se colocar antes e chover, a água leva o lixo para as bocas de lobo.”, orientou.

Em uma boca de lobo, localizada na Rua das Palmeiras, no Setor Araguaína Sul II, as equipes encontraram muito lixo, sacolas, copos plásticos e até brinquedos.

Período de chuva
Neste período chuvoso, a Prefeitura continuará atenta com equipes nas ruas. A população deve contribuir evitando jogar lixos nas ruas, ou entulhos em terrenos baldios. Com o acúmulo desses materiais todos podem ter prejuízos, como alagamentos de casas.

Materiais de construção colocados indevidamente nas calçadas também são responsáveis por entupimentos em bocas de lobo e bueiros. A Prefeitura orienta que, durante construções, o material deve ser armazenado em contêineres ou dentro das residências. “Caso o material seja armazenado indevidamente, a chuva o levará diretamente para as bocas de lobo e bueiros”, apontou Nonato.

Quem não armazenar corretamente o material de construção, o Código de Postura do Município nº 1.778/1997 prevê notificação e autuação em caso de reincidência.

A comerciante Luísa Pinho já passou por esse transtorno. “Muitas pessoas deixam o lixo nas ruas e quando a chuva vem entope os bueiros, o resultado é que a minha casa e de vizinhos fica alagada. Este ano, com a limpeza que está sendo realizada com certeza não vou passar por essas dificuldades”, contou.

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario