Prefeitura promove qualificação de mulheres para inclusão produtiva

Prefeitura promove qualificação de mulheres para inclusão produtiva

Curso de qualificação foi realizado pela Funamc para 17 mulheres de setores diferentes de Araguaína

Mais uma vez a Prefeitura de Araguaína está promovendo a inclusão produtiva de famílias que buscam aumentar a sua renda. Na tarde desta quinta-feira, 17, a Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) entregou o certificado de conclusão do curso de artesanato em crochê para 17 mulheres de setores diferentes da cidade.

O curso teve a duração de um mês, de 13 de outubro a 13 de novembro, com carga horária de 200 horas aula, sendo realizadas na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, no período da tarde.

A dona de casa Maria Helena Bueno, moradora do Bairro São João, já pensa em começar a vender os seus produtos feitos à base de crochê. “Pretendo trabalhar com crochê, já tenho mais de 60 anos, e vou poder aumentar a minha renda com a venda desses materiais”, disse ansiosa.

Outra que também fez o curso foi Maria Silvana da Silva, moradora do setor Araguaína Sul 2. “Já tinha feito o curso de manicure, mas de crochê ainda não tinha feito. Escolhi fazer este curso porque acho o crochê muito bonito, uma arte muito bonita e pra gente se valorizar muito mais. Já faço e já vendo, pra ajudar a minha renda familiar”, explicou Maria Silvana.

Mais cursos
A superintendente da Funamc, Cleide Melo, destacou a importância de se fazer cursos como esses, para as pessoas que buscam melhorar a renda familiar. “As mulheres que estão aqui hoje recebendo certificados são famílias que estavam buscando uma oportunidade para poder entrar no mercado de trabalho”, disse. “Como gestores estamos realmente investindo na qualidade de vida dessas famílias, são 17 famílias que vão estar preparadas para gerar a sua própria renda”, destacou a superintendente.

Para o próximo ano, a Funamc está planejando inserir mais um curso no quadro de qualificação. “Vamos realizar logo de início, fevereiro ou março, o curso de cabeleireiro e maquiagem”, informou.

Além desse, continua na grade da Funamc os cursos de crochê, pintura em tecidos, bordado em havaianas e de reciclagem. “É a Prefeitura, por meio da Fundação, trabalhando em prol dessas famílias. Não só dando assistência social, no atendimento de cestas básicas, de passagem, translado, atendimento funerário, mas também trabalhando esse lado da família, ajudando essa família a gerar sua própria renda”, finalizou.

(Joselita Matos/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario