Alunos de escolas municipais de Araguaína têm palestras educativas sobre o Aedes

Alunos de escolas municipais de Araguaína têm palestras educativas sobre o Aedes

Orientações sobre dengue, Zika e Chikungunya e como cuidar de quintais para evitar a proliferação do mosquito são repassadas para as crianças

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam em Araguaína. Como forma de abranger ainda mais o trabalho, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, está promovendo palestras educativas nas escolas municipais, orientando e tirando as dúvidas das crianças sobre a dengue, Zika e Chikungunya. O cronograma das palestras nas escolas começou junto com o cronograma de aulas e deve prosseguir durante todo o ano.

Na tarde desta quarta-feira, 17, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foram até a Escola Municipal Vereador Falcão Coelho, localizada no Setor Tiúba. Durante a palestra, duas pedagogas e uma assistente social da equipe de Vigilância em Saúde, de forma dinâmica – usando fantoches – alertaram as crianças para que elas lembrem os pais ou responsáveis da importância de cuidar dos quintais. Uma das recomendações é recolher vasilhas, latas pneus ou outros recipientes, locais fáceis de acumular água e propícios para os mosquitos depositarem os ovos.

Atentas aos fantoches ‘Bia’ e ‘Junqueira’, as crianças entenderam o recado. “São tão bonitinhos, a Bia falou que além da dengue tem também as doenças Zika e Chikungunya que os sintomas são parecidos”, comentou Pedro Henrique Rocha, de apenas cinco anos.

A pequena Luana Gabrielly de Moura também assistiu à apresentação atentamente. “Aprendi que não podemos deixar água acumulada”, disse.

Nesta quinta-feira, 18, a palestra com apresentação de fantoches será na Escola Municipal João de Souza Lima, no Setor Itapuã.

Mais ações

A Prefeitura também está realizando palestras nas escolas em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Araguaína (DREA), Serviço o Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Os trabalhos de rotina dos agentes de endemias continuam todos os dias e estão sendo intensificados nos setores com a força-tarefa dos agentes comunitários de saúde.

Programação

18/02 – Quinta-feira
8h – palestra com apresentação de fantoches na Escola Municipal João de Souza Lima, localizada na Avenida Campos Elísio, s/n, Setor Itapuã.
1º e 2/03 – Quarta e quinta-feira
Manhã, tarde e noite – palestras para alunos do Senai, localizado à Rua Dom Emanuel, Centro

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario