Prefeitura inicia limpeza de lotes baldios em Araguaína

Prefeitura inicia limpeza de lotes baldios em Araguaína

Neste primeiro momento, mais de 230 lotes estão no cronograma do Departamento de Limpeza Urbana; mato alto e lixo acumulado são os alvos da limpeza

 

A Prefeitura de Araguaína começou a fazer a limpeza dos lotes baldios que estão com mato alto e cheios de lixo espalhados em toda a cidade. O trabalho conta com uma ação conjunta entre o Departamento Municipal de Posturas e Edificações (Demupe) e o Departamento de Limpeza Urbana. O trabalho inicial será realizado em 234 lotes que estão localizados em treze bairros.

Os lotes são particulares, mas a Prefeitura fará a limpeza e cobrará do responsável as despesas do serviço, além da multa. O proprietário pode antecipar e realizar a limpeza antes da ação do Município.

A ação da Prefeitura tem como objetivo principal garantir a saúde pública dos araguainenses, evitando possíveis focos de infestação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

Levantamento
A primeira medida tomada pela Prefeitura foi por meio do Demupe, que fez o levantamento para localizar esses terrenos, identificar os proprietários e fazer as notificações. Alguns desses proprietários não quiseram assinar as notificações, outros não residem na cidade. Vencido o prazo do documento, sem que o proprietário tome providências, a Fiscalização Sanitária, Ambiental ou Posturas pode aplicar auto de infração. Assim, a Prefeitura pode realizar a limpeza.

Esse levantamento foi encaminhado para o Departamento de Limpeza Urbana que fez o cronograma de ação e começou a limpeza na última quarta-feira, 17, pelos setores Via Lago, Tecnorte, Jardim Filadélfia e Jardim Santa Helena. Nesses setores, um total de 130 lotes baldios foram identificados com mato alto e lixo. A limpeza deve continuar até esta quarta-feira, 24, nesses setores, seguindo para outros bairros.

A roçagem está sendo feita por uma empresa contratada pela Prefeitura e a retirada de lixo, entulho e galhadas feita pelo Departamento de Limpeza Urbana. Uma média de 18 lotes estão sendo limpos por dia.

Responsável
O proprietário do lote é autuado e recebe uma notificação, de acordo com a gravidade da situação e o tamanho do terreno. O autuado pode comparecer à Secretaria da Fazenda pra retirar o boleto, tendo direito de um desconto de 30% se pagar no prazo de 15 dias. Ou pode recorrer da multa.

Apoio população
Os próprios moradores também podem colaborar na denúncia de lotes baldios que tenham mato alto e lixo acumulado. O telefone do Demupe é 3411-5639. O telefone do Departamento de Limpeza Urbana é 3411-7076. E o telefone para denúncias de focos do mosquito é: 0800 646 7020.

Setores e quantidade de lotes
Anhanguera: 01
Rodoviário: 04
Martins Jorge: 13
Urbanístico: 13
Noroeste: 02
Universitário: 01
Manoel Gomes da Cunha: 63
Brasil: 03
Via Lago, Tecnorte, Jardim Filadélfia e Jardim Santa Helena: 130

(Joselita Matos/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario