Estudantes aprendem a confeccionar armadilhas de combate ao Aedes

 Estudantes aprendem a confeccionar armadilhas de combate ao Aedes

Os alunos também irão monitorar as armadilhas após receberem orientações das equipes da Prefeitura 

Com olhar atento aos detalhes, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) confeccionaram ontem, 2, as armadilhas para capturar os Aedes aegypti. Após as orientações das equipes de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Araguaína, com a mosquitérica pronta, os alunos vão realizar um trabalho de monitoramento, verificando como o mosquito deposita os ovos no recipiente.

De acordo com a coordenadora técnica da equipe de Vigilância em Saúde do Município, Ana Cláudia Lima, foram dois dias de muito aprendizado. “Além de aprender a confeccionar as armadilhas, os alunos tiveram palestras sobre as doenças dengue, febre chikungunya e do vírus Zika. Todos muito atenciosos e isso nos deixa muito felizes, eles com certeza vão levar às famílias o que aprenderam”, destacou.

Aluno

A instrutora do Senai Cláudia da Silva explicou que os alunos realizaram a confecção como em uma empresa, divididos em grupos, uns cortaram as garrafas, outros colocavam os tules e outros colocavam os adesivos. Aproximadamente 1.200 alunos de vários cursos, estudantes dos três turnos, matutino, vespertino e noturno participaram da ação, nos dois dias de atividades.

Caroline Frederico, 18 anos e estudante do curso Operador de Inspeção em Qualidade, disse que achou o trabalho muito interessante. “O uso de garrafas Pet é muito legal, estamos reciclando e contribuindo com o meio ambiente”, disse.

Fernando Pereira da Silva, 18 anos, estudante do curso de Eletricista Predial, disse que irá monitorar a armadilha. “Estou ansioso para observar as etapas, ver se realmente o mosquito depositará os ovos no local e observar que eles não vão conseguir passar pelo tule”, ressaltou.

Mais ações

Além das palestras no Senai, equipes de Vigilância em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses do município e Vigilância em Saúde estão realizando atividades de educação em saúde nas escolas municipais.

Em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e outros órgãos, também estão realizando várias outras ações, como palestras com orientações para funcionários nas escolas estaduais, fiscalização nos prédios escolares e educação em saúde com alunos da Rede municipal, com apresentação dos temas sobre doenças de forma dinâmica, utilizando fantoches.

Várias outras ações estão sendo realizadas no Município para o combate ao Aedes, como borrifação com bombas, distribuição de armadilhas para capturar os mosquitos. Os carros ‘fumacê’, também estiveram em Araguaína no mês de janeiro, passando pelos bairros mais vulneráveis.

O trabalho de rotina está sendo intensificado nos setores, com a força-tarefa dos agentes de endemias com os agentes comunitários de saúde.

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario