Iniciada Campanha de Arborização ‘Plante uma Árvore no Parque Cimba’

Iniciada Campanha de Arborização ‘Plante uma Árvore no Parque Cimba’

O plantio de mudas feito por alunos deu início à ação da Prefeitura de Araguaína e parceiros. O dia D acontecerá em 22 de março

Nem mesmo a chuva que caiu no início da manhã do último sábado, 5, impediu que alunos dos colégios estaduais Alfredo Nascer e Rui Barbosa realizassem caminhada e plantio de árvores no Parque Cimba. Mais de 30 mudas foram plantadas e a primeira delas, uma de pau-brasil, simbolizou o início da Campanha de Arborização Plante Uma Árvore no Parque, da Prefeitura de Araguaína e parceiros. A ação antecede o dia D, que acontecerá no próximo 22 de março.

De acordo com o secretário executivo da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira, as escolas municipais, estaduais, ONGs e a comunidade irão participar do dia D. “Dia 22, será o grande dia, onde todos vão se unir para contribuirmos com a beleza do parque plantando uma árvore”, explicou.

Escolas
A diretora do Colégio Estadual Rui Barbosa, Eva Gomes, disse que todos os alunos da unidade vão participar. “São mil alunos, todos irão plantar e ainda irão incentivar as pessoas dos bairros a plantarem também. Eles vão realizar palestras nos bairros incentivando os moradores”, disse.

Para a assessora pedagógica da Diretoria Regional de Ensino, Francisca Verônica Feitosa, o trabalho com os estudantes é de sustentabilidade. “Eles é que são responsáveis pelo futuro de nosso país e é importante incentivá-los para essas ações do dia a dia, como retirar lixo, por exemplo, de áreas como o parque e preservar a natureza”, destacou.

Nascente Córrego Canindé
Os estudantes realizaram atividades esportivas, retiraram lixo do local e plantaram mudas de Angico, Pau-Brasil, Ipê, Aroeira, Açaí, Buriti e Tamarindo, no parque e próximo à nascente do Córrego Canindé.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Alaide da Silva, de 17 anos, aprovou a ideia. “O Parque Cimba está ficando bonito e eu estou emocionada de poder fazer parte disso não conhecia uma nascente e estou me sentindo bem aqui, neste lugar tão calmo e bonito”, completou.

Além das escolas, participaram da ação o Corpo de Bombeiros, Organização Não Governamental (ONG) Natura Ativa, estudantes do 5º ano de Medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) e profissionais de saúde do Centro Cardio.

Plante uma Árvore
O Dia D da Campanha Plante Uma Árvore no Parque Cimba contará com a participação da comunidade. Qualquer pessoa poderá levar e plantar uma muda de árvore frutífera ou ornamental no parque. No dia 22, uma equipe técnica da Prefeitura e parceiros estará orientando o plantio das mudas.

O objetivo da campanha é arborizar o parque, envolver a população nos cuidados e conscientizar a população sobre a importância da arborização da cidade. As dúvidas sobre como participar do Dia D podem ser tiradas pelo 9944 7878.

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario