Via Sacra será realizada no Parque Cimba em Araguaína

Via Sacra será realizada no Parque Cimba em Araguaína

Espetáculo contará com 300 atores e atrizes voluntários que darão vida às cenas, todas ao ar livre. Ensaios acontecem no Espaço Cultural

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizará a 19ª edição da Via Sacra 2016. O espetáculo que narra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, considerado o maior espetáculo a céu aberto do Estado, acontecerá pela primeira vez no Parque Cimba. Serão 300 atores e atrizes para recriar os momentos.

Para 2016, a novidade é que a peça teatral deverá acontecer em um espaço permanente, o Monte Calvário, que já está montado no parque. No local também serão montados os palcos, para a apresentação de cenas.

Os ensaios da Via Sacra já começaram e atores e atrizes voluntários para participarem da peça se reúnem todos os dias da semana, a partir das 20 horas, no Espaço Cultural.

Espetáculo  

O espetáculo que acontece em Araguaína há 19 anos. De acordo com o diretor Pedro Lima, os cenários serão montados cuidadosamente. As equipes já estão pensando nos detalhes, alternado texto e acrescentando alguns personagens bíblicos, tudo para dar mais veracidade às cenas, que contam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães e outras até o caminho da Via Crucis, com a crucificação no Calvário, morte e ressurreição.

Iluminação

Algumas cenas da Via Sacra acontecem à noite e o Parque Cimba já recebeu os postes de 11 metros de altura para a iluminação da área e 71 lâmpadas de LED de 120 e 90 Watts de potência começarão a ser instaladas na próxima semana.

Próximo às pistas de caminhada e ciclovia foram instalados os postes de maior altura, com o objetivo de ampliar a área de incidência da luz. Para as áreas próximas à calçada e embaixo das mangueiras, haverá postes de concreto circular de cinco metros de altura com duas lâmpadas de LED de aproximadamente 90 Watts.

Já para o entorno das ruínas e algumas árvores em destaque, vão ganhar uma iluminação especial através de nove refletores de LED instalados no piso para realçar a fachada.

Gradil

Ao redor de todo o parque, estão sendo instalados grades de proteção. Esta semana teve início a instalação da cerca em concertina e alambrados ao redor de toda a extensão da mata, que é de 700 metros.

Nas laterais e frente do parque, serão usadas telas metálicas especiais de 2,43 metros de altura para o gradil. Ao todo, serão 358 postes metálicos e 893,77 metros de tela.

História

A Via Sacra em Araguaína aconteceu pela primeira vez no Município em 1997, na praça do Setor Noroeste. Nos anos de 2001 e 2002 passou a ser realizada na Praça das Nações. A partir de 2003 passou a ser realizada na Avenida Filadélfia, em frente à Conab. Depois de 2014, passou a ser realizada no espaço entre o Jardim das Flores e a Vila Patrocínio e este ano será realizada no Parque Cimba.

Serviço
O quê? Ensaios da Via Sacra em Araguaína;
Onde? Espaço Cultural;
Quando? Todos os dias, a partir das 20 horas.

(Gláucia Mendes e Thatiane Cunha/Foto: Leila Mel)



Fazer um comentario