Infraestrutura já torna Parque Cimba ponto de encontro e esporte

Infraestrutura já torna Parque Cimba ponto de encontro e esporte

Portal de entrada, pista de caminhada, ciclovia e calçadas já incorporam o parque, além de bancos, portal e implantação de grades de proteção

Com a iluminação e urbanização em fase final para instalação de lâmpadas de LED e gramado, a infraestrutura montada no Parque Cimba já dá nova cara ao lugar e atrai a população para encontros e práticas esportivas. O primeiro parque ecológico de Araguaína já conta com pista de caminhada, ciclovia, calçadas e bancos. Estão sendo implantados as grades de proteção em torno do parque e o portal de entrada.

Cerca de 1.187,67 metros de calçada em blocos de concreto intertravados estão sendo utilizados para a entrada do Parque que liga à Rua 2 de julho. O portal da entrada principal tem calçadas e dois pilares, em processo de finalização. Os bancos também já estão sendo colocados em lugares estratégicos do parque.

A pavimentação conta com os blocos também de concreto na espessura de 6 cm para calçadas de proteção, que alargam a pista e proporcionam mais acessibilidade. As pistas de caminhada e para ciclistas foram feitas com o asfalto usinado (CBUQ) com espessura de 3 cm.

Gradil
No entorno de todo o parque já está sendo preparado o terreno para implantação das grades de proteção, que proporcionarão mais segurança. Esta semana, foi iniciada a instalação da cerca em concertina e alambrados na extensão da mata, de 700 metros. Nas laterais e frente do parque, serão usadas telas metálicas especiais de 2,43 metros de altura para o gradil. Ao todo, serão 358 postes metálicos e 893,77 metros de tela.

Pistas
Já foram concluídos na pista de caminhada 3.538,06 metros quadrados de CBUQ.  A pista de 1,3 km desde pronta vem demostrando o grande interesses dos moradores de Araguaína pelas caminhadas e corridas. As práticas vêm acontecendo desde o início, por crianças, jovens, adultos e idosos. Dessa forma, é evidente o quanto a população da cidade, mesmo com o parque ainda não estando completamente pronto, abraça o lazer promovido e aproveita o local da melhor forma possível.

Ciclovia
Na ciclovia de 1,1 km já se tem 3.107,01 metros quadrados concluídos de asfalto. Planejada para quem usa a bicicleta para praticar atividade física, e não atrapalhar os transeuntes, a ciclovia também viabiliza a estrutura com largura adequada, com sinalização visível e piso adequado.

Outro ponto da ciclovia é a atratividade que a mesma incide sobre as pessoas, o espaço é elaborado de forma que a rota cruze o parque, sempre com segurança e comodidade.

Infraestrutura de qualidade
O material utilizado na pavimentação, o CBUQ, tem durabilidade de até 10 anos. As lâmpadas de LED têm maior durabilidade e luminosidade. A grama utilizada na urbanização, além de ser visualmente bem bonita, é uma grama mais resistente ao clima local e tem altura baixa, que protegerá o solo. Esse tipo de gramado é muito utilizado em parque por não irritar a pele.

Parque Cimba
Na segunda etapa da construção, o local será contemplado também com mirante, ponte, lanchonete, quadra poliesportiva. O parque tem projeto exclusivo da Prefeitura de Araguaína e conta com a parceria do Governo Federal. Para a primeira etapa do projeto, estão sendo aplicados recursos financeiros no valor de R$ 2 milhões e 106 mil, por meio do Ministério do Turismo.

(Fernanda de Alcantara/Fotos: Marcos Filho)



Fazer um comentario