Encerra no dia 4 de maio o prazo para alistamento e transferência do titulo eleitoral

Encerra no dia 4 de maio o prazo para alistamento e transferência do titulo eleitoral

Os jovens maiores de 18 anos, ou que completam 16 até o dia das eleições e que desejam votar no pleito municipal deste ano, poderão comparecer ao cartório eleitoral até o dia 4 de maio. Esse prazo também é para aqueles eleitores que querem solicitar transferência de município ou transferência para Seção Eleitoral Especial, caso seja portador de algum tipo deficiência.

Maria Erlene de Sousa Dias, chefe do cartório de Novo Acordo, sede da 35ª Zona Eleitoral, aconselha os eleitores a não deixarem para última hora, evitando as filas quando o fim do prazo se aproxima. “Durante o atendimento itinerante para a revisão eleitoral, notamos que muitos jovens compareceram para o alistamento, por isso, iremos às escolas informar os alunos sobre os procedimentos e prazos para quem deseja votar pela primeira vez,” acrescenta.

A estudante Olívia Alves, de 16 anos, se antecipou e compareceu ao cartório de Natividade para o alistamento. “Estou ansiosa para votar pela primeira vez, acredito que é somente através do voto que podemos mudar a realidade,” disse.

O chefe de cartório de Alvorada, sede da 14ª Zona Eleitoral, Devarte Rocha Júnior fez uma observação importante sobre o alistamento eleitoral na cidade. “Nos últimos meses notamos um aumento na procura dos jovens de 18 anos, os quais precisam do titulo de eleitor para o alistamento militar. Também notamos bastante procura para transferência de domicilio eleitoral”, esclareceu.

Documentos

Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.

No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

Obrigatoriedade

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal.



Fazer um comentario