Vacinação antirrábica segue na zona rural de Araguaína 

Vacinação antirrábica segue na zona rural de Araguaína 

Os donos de propriedades devem ficar atentos. Agentes estão realizando a vacinação em cães e gatos nas próprias residências

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde – Centro de Controle de Zoonoses, continua a vacinação antirrábica no Município. Nesta etapa, estão sendo vacinados animais da zona rural. Com a vacinação nas casas em setores da zona urbana da cidade e em postos, no dia D, mais de 16 mil cães e gatos foram vacinados.

De acordo com a médica veterinária do CCZ, Luciana Coelho Gomes, os agentes de combate às endemias realizam um trabalho em conjunto com os agentes comunitários de saúde para a vacinação dos animais nas propriedades rurais.

Vacinação em dia

A veterinária acrescentou que aproximadamente dois mil cachorros e três mil gatos ainda não não foram vacinados na zona rural. Durante o dia D, realizado no último dia 27 de fevereiro, foram vacinados 16.284 animais (cães e gatos), mais de 100%, visto que a meta era vacinar 13 mil, na zona urbana.

“Pedimos a colaboração dos donos de caninos e felinos que procurem o CCZ. A vacina pode ser levada em caixa de isopor com gelo e eles mesmo aplicarem o medicamento. É importante salientar que a vacina tem de ser feita de imediato, para não perder a eficácia, já que tem muitas pessoas que costumam pôr a vacina na geladeira de casa”, frisou.

Vigilância em ação
A vigilância constante da Secretaria da Saúde e ações como a de vacinação nas residências ajudam a combater a doença da raiva. O Município de Araguaína, há mais de 10 anos, não registrou nenhum caso da doença, nem em humanos nem em animais (cães e gatos).

Telefone disponível
Os moradores da zona rural que possuem animais domésticos com idade mínima de três meses e ainda não tiveram a visita dos agentes podem entrar em contato direto com o CCZ pelo telefone (63) 3411-7040.

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)

Fazer um comentario