Polícia Civil prende ex-prefeito de Nova Olinda por crime de responsabilidade

Polícia Civil prende ex-prefeito de Nova Olinda por crime de responsabilidade

Uma ação conjunta, deflagrada no início da tarde desta segunda-feira, 21, pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), de Araguaína e Ministério Público Estadual (MPE) resultou na prisão de Deroci Parente Cardoso, de 66 anos. Ele é ex-prefeito do município de Nova Olinda e foi preso, mediante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, expedido pela 2ª Vara Criminal de Araguaína pela prática do crime de responsabilidade, naquele município.

Conforme o delegado José Anchieta de Menezes Filho, responsável pela ação, Deroci, que exerceu o cargo de prefeito de Nova Olinda por dois mandatos, de 2001 a 2008 foi condenado a 12 anos de reclusão e 16 de detenção, pela prática de crimes de responsabilidade fiscal, tais como dispensa de licitação e improbidade administrativa, durante o período em que esteve à frente do executivo municipal da cidade.

O delegado informou que após algumas semanas de investigações, os agentes da Deic obtiveram informações de que o ex-prefeito estaria residindo em Araguaína, onde uma de suas filhas possui um salão de beleza.

Com base nessa informação, policiais civis montaram campana nas imediações do estabelecimento comercial e, no início da tarde de hoje, 21, abordaram Deroci Parente e o conduziram até a sede da Deic, onde foi cumprido o mandado de prisão preventiva em desfavor do ex-prefeito.

Após os procedimentos cabíveis, Deroci Parente Cardoso foi recolhido à Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, onde permanecerá à disposição do poder judiciário.

(Rogério de Oliveira)



Fazer um comentario