Via Sacra emociona milhares de pessoas em Araguaína

Via Sacra emociona milhares de pessoas em Araguaína

Pela primeira vez o espetáculo aconteceu no Parque Cimba.
Cenas, como a visita de Maria ao sepulcro, ressurreição e ascensão de Cristo, aconteceram nas ruínas do parque e chamaram a atenção pela beleza e veracidade

O Parque Cimba recebeu pela primeira vez a encenação da Paixão e Morte de Cristo. A 19ª edição da Via Sacra 2016 reuniu milhares de pessoas, que se emocionaram com as cenas, como a visita de Maria ao sepulcro e a ressurreição e ascensão de Cristo. Ambas as encenações aconteceram nas ruínas do parque, o que deu mais veracidade ao espetáculo, como os anjos sentados nas janelas do local.

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, e a primeira-dama, Nil Dimas, prestigiaram o espetáculo. “Trazer a encenação da Via Sacra para o parque foi exatamente pensando na comunidade. O local é amplo e dá para organizar melhor as cenas, a partir de hoje, todas as outras edições irão acontecer no local. Este é um momento cultural e religioso, de renascimento. É importante a participação de toda a família”, disse o prefeito.

Espetáculo

Este ano foram utilizados na peça novos efeitos visuais e sonoros e algumas adaptações nas cenas. O elenco contou com aproximadamente 300 pessoas, entre atores, atrizes e figurantes, todos caracterizados com roupa de época, que chamavam a atenção da plateia. Soldados, anjos e a multidão passavam pelos palcos onde aconteciam as cenas, que narravam a vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães, sermão da montanha, cura do cego e outras até o caminho da Via Crucis, onde Verônica enjugou o rosto de Jesus.

via sacra 01 Marcos Filho 600 via sacra 02 Marcos Filho 600 via sacra 03 Marcos Filho 600 via sacra 04 Marcos Filho 600

Em seguida aconteceu a crucificação no Calvário, morte e ressurreição. “É uma responsabilidade muito grande fazer o ator principal, Jesus Cristo. Ensaiei bastante para dar o melhor de mim neste momento tão especial para a comunidade” disse o estudante Estefânio Lopes.

Comunidade

A dona de casa Joana Moreira se emocionou com a apresentação. “Todos os anos me emociono com as cenas, mas este ano, tudo está ainda mais bonito. O que eu mais gostei foi da cena da ressurreição. Não tem como não lembrar de Jesus Cristo que deu a vida para nos salvar”, comentou.

Já a auxiliar de serviços gerais Lidiana Rocha assistiu à peça pela primeira vez. “Eu moro no Setor Cimba, quando soube que a peça seria aqui no parque fiquei muito feliz. Achei tudo muito bonito e agora pretendo vir todos os anos”, assegurou.

A peça teatral, considerada o maior espetáculo a céu aberto do Estado, é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com as secretarias da Infraestrutura e da Saúde e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT).

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario