Atividades esportivas e educativas marcam Dia Mundial da Saúde em Araguaína

Atividades esportivas e educativas marcam Dia Mundial da Saúde em Araguaína

 Atividades físicas, educativas, aferição de pressão arterial e outras ações foram realizadas pela Prefeitura de Araguaína, Universidade Federal do Tocantins e parceiros

 

Quem passou pelo Parque Cimba na tarde de ontem, 7, teve a oportunidade de participar de várias atividades físicas e educativas. Aferiram a pressão arterial e receberam orientações sobre doenças. As ações foram devido ao dia D da Saúde, em comemoração ao dia Mundial da Saúde.  Hoje, as atividades continuam a partir das 16 horas, serão 40 alunos do Colégio Intelectus que vão participar de aulas a campo sobre biologia e nutrição e também de oficinas de alongamento corporal e automassagem.

De acordo com a técnica municipal de doenças e agravos não transmissíveis, Mara Rúbia, a campanha este ano tem como foco principal a alimentação saudável, prática de exercícios físicos e educação em diabetes.

“De 2008 a 2015, foram notificados e cadastrados segundo o Programa Hiperdia no Município, cerca de 16.328 pacientes com hipertensão e 4.868 diabéticos, os quais são acompanhados pelas equipes de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou.

A técnica completou que ações como essas são importantes para que a população cuide mais do bem-estar, informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.

Comunidade
O aposentado Raimundo Pereira de Miranda, de 73 anos, estava realizando caminhada no parque e parou para aferir a pressão. “Moças simpáticas, gostei demais, é sempre bom cuidar da saúde”, disse.

A técnica em laboratório da Universidade Federal do Tocantins (UFT) aprovou a iniciativa. “Estamos sempre atarefados e esquecemos do mais importante, cuidar da saúde. Que com ações de incentivo e conscientização como essa possamos mudar nossos hábitos”, frisou.

O evento é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e parceiros.

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario