Judoca autista é homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Tocantins

Judoca autista é homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Tocantins

Ser diagnosticado com TEA não impediu Pedro Henrique Lima de entrar para a equipe Judô Guerra/Sesi, ser cobrado como todos os outros e render tanto quanto seus demais colegas de tatame

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins teve ontem, 12/04, sessão solene dedicada ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo. O plenário foi tomado por ativistas e familiares de portadores do chamado Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Em meio a depoimentos e homenagens, um pequeno judoca chamou a atenção. Era Pedro Henrique Miranda Lima, 11, diagnosticado com TEA aos dois anos. Primeiramente foi convidado a ler o Salmo 23. Foi à tribuna e o fez de cor, encerrando com um belo agradecimento à sua mãe, Dione Miranda, por tê-lo ensinado a oração.

Logo após, o professor de judô, Fred Guerra, foi chamado ao palco para fazer a promoção de Pedro Henrique para a faixa azul, coincidentemente a cor ligada ao autismo. “Soubemos do evento e o sensei Daniel realizou o exame do Pedro na semana passada. Mesmo sendo de surpresa ele se saiu muito bem e fez por merecer a nova graduação”, contou Guerra.

INCLUSÃO

Enquanto Pedro Henrique treina e segue as regras do grupo social do judô, conhecido por sua rigidez na disciplina, outros alunos diagnosticados com outros transtornos, como déficit de atenção e hiperatividade, também acompanham as aulas normalmente. Segundo o professor Daniel Iglesias, essa mistura enriquece a experiência: “Eles precisam aprender as regras de convívio como qualquer outro aluno iniciante. Também precisam entender que existe o certo e o errado e o momento específico para cada atividade. E fica para os demais a mensagem que somos todos um pouquinho diferente um do outro, mas que isso não interfere em nada no nosso convívio.”

ANJO AZUL

A Associação Anjo Azul atua no Tocantins prestando apoio às famílias de autistas. Organiza eventos, palestras e ações ligadas aos portadores de TEA, assim como orientação aos familiares. Contato através do email: contato@anjoazulto.com.br (#anjoazultocantins).

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA GUERRA

A AD Guerra, Entidade de Utilidade Pública Estadual, mantém um projeto social no Tocantins desde 2009, sendo desde 2012 em parceria com o Programa Atleta do Futuro, do Sesi. Conta hoje com três pólos em Palmas, dois em Araguaína, um em Xambioá e outro em Porto Nacional, atendendo a cerca de 200 famílias. Dentre os programas sociais, a associação já atuou com palestras vocacionais, auxílio ao primeiro emprego, bolsas de estudos de idiomas, acompanhamento nutricional etc. Contato através do email: judoguerra@gmail.com.

A associação sobrevive do patrocínio do Sesi, Wizard e contribuições voluntárias, além do apoio da Personal Trainer Academia, Turim Palace Hotel e Real Defense Segurança.

(Ascom ADG)



Fazer um comentario