Inscrições abertas para o II Simpósio de Feridas do Hospital Dom Orione

Inscrições abertas para o II Simpósio de Feridas do Hospital Dom Orione

Com o objetivo de discutir processos e procedimentos de decisão clínica e conhecer instrumentos de avaliação da efetividade e da eficiência na prevenção de feridas de maior complexidade, o Hospital Dom Orione promove nos dias 26 e 27 de abril, o II Simpósio em Prevenção e Tratamento de Feridas. Além de profissionais do próprio hospital, o evento reúne médicos e enfermeiros de São Paulo e Rio de Janeiro.

O Simpósio é destinado para acadêmicos e profissionais da área da saúde. Segundo a gerente de Enfermagem do Hospital Dom Orione, Fernanda Aguiar, o evento procura abordar alguns cuidados e ações da equipe multidisciplinar que podem auxiliar na realização de uma assistência eficaz aos pacientes em tratamento de feridas.

Para a gerente, o debate sobre a temática tem muito a contribuir com a prática dos profissionais de saúde em relação ao tratamento de feridas. “O cuidado desses pacientes deve ser discutido pelas equipes responsáveis, bem como em meio acadêmico, buscando transformar o ambiente de trabalho e formação profissional em um espaço de aprendizagem e discussão das melhores práticas aplicadas em benefício da saúde do paciente”, concluiu.

As feridas são um sério problema de saúde pública no Brasil, no entanto, os dados estatísticos ainda são escassos, devido os atendimentos não serem adequadamente registrados. “O desenvolvimento de uma ferida de difícil tratamento aumenta o tempo de hospitalização, eleva os custos e acarreta maiores taxas de morbimortalidade”, explicou a gerente.

Inscrições

As inscrições para o II Simpósio em Prevenção e Tratamento de Feridas estão abertas e podem ser feitas antecipadamente no Hospital Dom Orione. Para enfermeiros e médicos, o investimento é de R$ 30,00, já para estudantes, auxiliares e técnicos de enfermagem, o valor é de R$ 20,00.

Também serão feitas inscrições no dia, mediante a disponibilidade de vagas.

Horas Extracurriculares

Os participantes do Simpósio receberão um certificado de 24 horas extracurriculares, emitido pelo ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Programação

26/04 – Terça-feira [19h – 22h]

– Abertura

– ABC das Feridas

 

27/04 – Quarta-feira [07h – 12h30 / 14h – 20h]

Palestras:

– Desafios Atuais no Tratamento de Feridas e Estomias

– Úlceras por Pressão: Conhecer, Prevenir e Tratar

– Eficácia da Hydroterapia no Tratamento de Feridas

– Terapia por Pressão Negativa no Tratamento de Feridas

– Tratamento de Feridas por Medicina Hiperbárica

 

Mesa Redonda I

– TIME no Pé Diabético

– Controle do Diabetes x Cicatrização da Ferida

– Tratamento das Úlceras e Estases

– Suporte Nutricional no Auxílio à Cicatrização de Feridas no Diabético

– Reabilitação do Amputado

 

Mesa Redonda II

– Feridas Cirúrgicas Complicadas (Deiscência de Sutura):

– Causas, cuidados e tratamento para cada especialidade.

– Abordagem em Cirurgia Geral

– Abordagem em Cirurgia Plástica

– Abordagem em Cirurgia Cardíaca

– Abordagem em Feridas Oncológicas

(Rodrigo Martins)



Fazer um comentario