Nutricionistas do HMA realizam palestra sobre alimentação saudável com pais e pacientes infantis

Nutricionistas do HMA realizam palestra sobre alimentação saudável com pais e pacientes infantis

Dentro do Hospital Municipal de Araguaína – HMA, os pacientes mirins recebem uma dieta balanceada, resultado do trabalho das nutricionistas da unidade. Mas, e quando eles recebem alta e vão para casa, como fica essa alimentação? Foi pensando nisso que o hospital promoveu uma palestra sobre saúde e nutrição para pais e crianças no último dia 14. O intuito é que os hábitos saudáveis de alimentação sejam levados para casa, tanto para a recuperação dos pacientes, quanto para desenvolver mais qualidade de vida.

A nutricionista Rayana Oliveira Martins, uma das palestrantes, contou que os pais são um espelho para os filhos. “Por isso o nossa atividade também envolveu os pais. O bom exemplo tem que partir deles porque a tendência é a criança comer o que os pais estão comendo”. “A rotina de uma alimentação saudável tem que começar cedo, que é quando ela já começa a criar o hábito das coisas”, completou a também nutricionista do HMA, Alinne Aurélio Carneiro.

Ferramentas

As crianças assistiram vídeos animados sobre a função e importância de cada tipo de alimento – carne, verduras, frutas e legumes – para o corpo. Foram enfatizadas também a necessidade da mastigação correta, higiene bucal e prática de exercícios físicos. Os pequenos pacientes ganharam ainda uma lembrancinha com mensagens sobre a alimentação saudável e salada de frutas.

Realidade que assusta

Mas o momento mais interessante foi quando as palestrantes mostraram frascos com a quantidade de açúcar, sal e gordura contidos nos alimentos industrializados mais consumidos – macarrão instantâneo, bolacha recheada, refrigerante, sucos em pó e salgadinhos. “É um pouco assustador a gente descobrir isso”, revelou a dona de casa Vanda Sobral de Almeida. “Mas achei essa palestra maravilhosa! Vou começar a comprar e consumir mais alimentos naturais a partir de agora porque lá em casa meu filho tem os mesmos hábitos de alimentação que eu”, contou Vanda.

(Foto: Ricardo Sottero)



Fazer um comentario