Prefeitura investe em calçadas e equipamentos com acessibilidade em Araguaína

Prefeitura investe em calçadas e equipamentos com acessibilidade em Araguaína
Prefeito comentou sobre o incentivo dado em descontos e mudanças na legislação e obras, durante programa de rádio “Fala, Prefeito!” veiculado nesta segunda-feira

Durante o programa de rádio semanal “Fala, Prefeito!”, veiculado nesta segunda-feira, 2, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, explicou aos ouvintes sobre os investimentos realizados pela atual gestão para viabilizar calçadas acessíveis em toda a cidade. Aproveitou também para falar sobre as obras no Parque Cimba.

De acordo com o prefeito, a cidade ainda oferece condições pequenas e precárias para quem é cadeirante. “A gente incentivou na nova legislação a calçada acessível dando desconto; para quem tem calçada acessível tem 10% de desconto no IPTU”, explicou.

Dimas informou ainda que todas as obras realizadas na atual gestão tem se preocupado com a acessibilidade. “Os projetos nossos, todas as nossas obras que estamos realizando a gente tem se preocupado muito com a acessibilidade. Agora você tem razão, é preciso fazer mais. É preciso também, não só o poder público faça, mas principalmente que cada um faça a sua parte, e a melhor forma de começar são exatamente pela sua calçada”, declarou.

O prefeito informou também que as casas que estão em construção tem uma parte que está reservada para os cadeirantes e são totalmente adaptadas. “Outra situação, que nós estamos agora iniciando um projeto, uma parceria com o Frigorífico Minerva, e diversas academias serão implantadas em toda a cidade. Uma inclusive dedicada integralmente ao cadeirante, ao deficiente, com todos os equipamentos adaptados, que vai ser ali na Marginal Neblina”, anunciou Dimas.

Serão 12 academias e todas elas terão equipamentos adaptados, adequados; ou melhor especificando, equipamentos construídos especificamente para cadeirantes.

Reconstrução calçadas
Dimas esclareceu ainda que onde está sendo feita as redes de esgoto, as calçadas estão sendo reconstruídas ou construídas totalmente acessíveis.

calçadas acessibilidade Marcos Filho  01

“Isto tem gerado até algum desconforto, com a família ali naquele local. Mas depois de bem explicado, entendem. É o que nós podemos e é o que estamos fazendo. Já é uma boa contribuição, acredito que na hora de fazer o esgoto, transformar a calçada, deixando-a totalmente acessível”, pontuou o prefeito.

Parque Cimba
O prefeito também respondeu aos questionamentos dos ouvintes sobre a pista de caminhada construída no Parque Cimba. Segundo Dimas, as pistas têm 2,5 metros, mais os meios fios que são colocados deitados, vão ficar entre 2,90 a três metros de largura.

“O que é mais do que uma calçada padrão, e é um padrão de pistas de caminhada também. Além de pistas de caminhada, tem a ciclovia paralela a ela”, disse. Mas o prefeito informou que pode ser feito uma expansão. “Quem sabe daqui a pouco a gente não planeje a expansão ou a elaboração de um outro caminho alternativo para que as pessoas possam caminhar com mais tranquilidade”, afirmou.

Dimas comentou ainda que quando os outros equipamentos estiverem prontos, como a pista de skate, o lugar de exercícios físicos e o brinquedo das crianças, as pessoas estarão usando não somente a pista, mas todas a estrutura do parque.

“Então acho que será um espaço de muito aproveitamento para toda a população, principalmente para aqueles que moram ali no Bairro São João, Araguaína Sul, no Setor Noroeste e também lá no Cimba”, finalizou.

Participação
O programa de rádio “Fala, Prefeito!” vai ao ar todas as segundas-feiras, às 7 horas, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário, em três rádios da cidade. No programa, o prefeito faz anúncios dos trabalhos que estão em andamento, o que está sendo planejado e será realizado pela administração municipal, além de proporcionar um espaço para esclarecimento de dúvidas da comunidade.

A participação da comunidade é feita por meio de perguntas que podem ser enviadas no e-mail falaprefeitoaraguaina@gmail.com. Qualquer pessoa pode acompanhar e participar.

(Joselita Matos/Foto: Marcos Filho)

Fazer um comentario