Obra de drenagem beneficia mais de cinco mil moradores e sana riscos de erosão

Obra de drenagem beneficia mais de cinco mil moradores e sana riscos de erosão
Contenção, aterro e drenagem permitirão interligar os bairros Santa Helena, Carajás e Jardim Paulista, na região sul da cidade, no leito do Córrego Xixebal

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Infraestrutura, concluiu a obra de contenção, aterro e drenagem que há vários anos vinha preocupando moradores da região sul da cidade. Abrangendo os setores Jardim Santa Helena, Jardim Paulista e Carajás, a obra de drenagem está concluída beneficiando 5.030 moradores e sanando riscos de erosão do leito do Córrego Xixebal.

Segundo o engenheiro civil Renan Modesto, responsável pela fiscalização da obra, a Prefeitura irá ainda plantar grama e duplicar as bocas de lobo ao redor de toda a região para dar maior suporte à drenagem.

“A grama e as bocas de lobos ao redor darão um apoio na absorção das águas da chuva, facilitando assim o escoamento”, disse o engenheiro.

A moradora Deuzelina Gonçalvez, que reside na cidade há 30 anos, é proprietária de um bar, próximo à obra. Ela é uma das pessoas que conviveu de perto com a situação da chegada das chuvas e com o medo do enchimento do córrego, que passa atrás da sua casa.

“A água vinha e entrava em tudo aqui dentro, quando chovia entupia tudinho, além dos entulhos que ficavam. Está muito bom agora, sem comparação com o que sempre foi antes”, confessou feliz.

Acesso
A obra vai interligar os bairros Jardim Paulista e Jardim Santa Helena, permitindo a trafegabilidade e ainda concentrará a vazão da água da chuva da parte alta dos setores.

O valor do investimento foi de R$ 626.796,16, com recursos da Secretaria Nacional da Defesa Civil e do Ministério da Integração Nacional, por ser considerada uma obra emergencial.

Ainda no mês de outubro, a obra começou com a preparação do terreno e o desvio do leito do córrego. A drenagem compreende um canal de vazão com uma extensão de 52 metros, aterro para contenção nas laterais, galeria de drenagem pluvial, além da terraplanagem e pavimentação do trecho de acesso ao local.

Outros bairros
Mais seis setores, que também sofriam com assoreamento e deficiência na drenagem, receberam o benefício com obras para captação da água das chuvas e diminuição dos riscos de erosões. São eles: Maracanã, Setor Universitário, Tereza Hilário Ribeiro, Araguaína Sul, Raizal e Nova Araguaína.

(Fernanda de Alcantara/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario