Economize energia elétrica durante os meses de tempo quente

Economize energia elétrica durante os meses de tempo quente

Com a aproximação do período mais quente do ano no Tocantins, é comum o aumento no consumo de energia elétrica por causa do uso prolongado de aparelhos de refrigeração como condicionados de ar, geladeiras, freezers e ventiladores. Para que você possa economizar na sua conta de energia elétrica é necessário que algumas medidas de consumo sejam adotadas no seu dia a dia. Confira algumas dicas que podem ajudar você a fazer o uso de forma eficiente, gastando menos:

Chuveiro elétrico

A recomendação é usar o chuveiro no modo verão ou até mesmo desligado, tirando o equipamento da tomada para evitar qualquer fuga de energia elétrica.

Ar-condicionado

“Primeiramente, o consumidor precisa criar a rotina de limpar frequentemente o filtro do aparelho que fica na parte de dentro do cômodo”, orienta Peterson Portela, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Tocantins. Outra dica é realizar, pelo menos a cada seis meses, a limpeza geral do ar-condicionado, principalmente no compressor, que fica instalado na parte de fora. Manter o nível do gás adequado também auxilia na refrigeração do ar.

E, quando estiver em uso, principalmente à noite, para dormir, a dica é deixar o aparelho na temperatura de 23 graus. “O clima no cômodo fica agradável e permite que o aparelho desligue algumas vezes durante a noite. Isso ajuda e economizar energia elétrica”, lembra Peterson.

Geladeira

O eletrodoméstico precisa funcionar por mais tempo para resfriar os alimentos com a abertura e fechamento da porta excessivo. “É quase o mesmo que acontece com o ar-condicionado. Quando atinge a temperatura programada, a geladeira desliga sozinha e só liga novamente quando a temperatura sobe”, explica o gerente. Se a geladeira estiver cheia, a orientação é colocar o termostato no máximo, assim o aparelho atinge a temperatura ideal mais rapidamente e desliga. Se estiver mais vazia, a recomendação é colocar o termostato no médio.

Dicas gerais

É sempre importante lembrar que outros hábitos rotineiros podem contribuir para a redução no consumo como desligar as lâmpadas nos cômodos vazios, lavar e passar todas as roupas de uma só vez e evitar deixar TVs, vídeo games e aparelhos de DVD e Blue-Ray com a luz vermelha de stand by acesa. Medidas como essas, vão ajudá-lo a evitar o desperdício de energia e diminuir sua conta de luz.



Fazer um comentario