Práticas de sucesso marcaram o II Simpósio de Administração e Tecnologia da FACIT

Práticas de sucesso marcaram o II Simpósio de Administração e Tecnologia da FACIT

Agregar as experiências de mercado ao conhecimento acadêmico é uma das principais missões dos cursos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT. E foi com esse pensamento que os alunos do 8º período de ADM realizaram o II Simpósio de Administração e Tecnologia, entre os dias 12 e 14 e maio, com palestras de profissionais atuantes e com muita bagagem para compartilhar com os participantes.

A palestra de abertura ficou sob a responsabilidade o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, que falou sobre como empreender com sucesso. Amastha lembrou que o ato de empreender não pode ficar somente restrito ao setor privado, mas deve ser estendido também à área pública e a inúmeros momentos na vida de um profissional.

O prefeito usou da própria trajetória pessoal e profissional para exemplificar situações de tomadas de decisão certas e erradas e frisou que é da dificuldade que nascem as melhores oportunidades. E ainda deu outro recado. “Quem trabalha apenas por dinheiro jamais será feliz porque esse dinheiro nunca será suficiente. Você sempre vai querer mais e esta é uma corrida que você nunca deve entrar”.

Amastha também falou do atual cenário político e econômico do país e lembrou que não é preciso esperar a situação melhorar para colocar em prática o espírito empreendedor. “Seja o melhor naquilo que se propõe a fazer que o lucro será uma consequência certa”, afirmou.

Gestão Pública e Empreender com Tecnologia

Na segunda noite, a primeira palestra foi ministrada pelo membro do Conselho Regional de Administração e vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, que falou sobre a modernização administrativa no setor público brasileiro.

Cabral traçou um histórico dos modelos de Estados no país para mostrar a relação da máquina pública com o ambiente onde ela está instalada. Para ele, o modelo de gestão contemporânea deve seguir os princípios da eficiência, eficácia, efetividade e economicidade. “Lembrando também que a modernização é um ato contínuo, em constante mudança”, frisou o palestrante.

Na sequência, o locutor, dublador e apresentador Ygor Guidoux falou sobre como empreender com tecnologia e usar as redes sociais, em especial o You Tube, a favor da sua marca. “Usem toda a experiência de vida de vocês e transforme em algo cada vez melhor”, disse o palestrante.

Segurança na web

O terceiro e último dia de Simpósio foi marcado por inúmeras recomendações de como se portar adequadamente na internet. O administrador com especialização em Segurança da Informação e Redes de Computadores, Delgado Júnior, tratou da engenharia social e as armadilhas e crimes cibernéticos à espreita na rede.

A todo o momento, Delgado reforçou que muitos hábitos precisam ser mudados quando a pessoa estiver conectada e a atenção deve ser redobrada, pois as ameaças são constantes e os prejuízos causados por vírus e demais malwares podem ser devastadores.

Para a aluna do 8º período, Scarlet de Oliveira Alencar, o aprendizado proporcionado pelo Simpósio foi útil tanto para a vida profissional quanto pessoal. “Por exemplo, essa questão das redes sociais, é sempre importante conhecer os perigos para que a gente se policie mais”. Sobre a organização do evento, Scarlet disse que “foi um desafio, com muitas dificuldades pela questão do tempo, o fato de muitos alunos trabalharem durante o dia, mas foi extremamente gratificante”.

Meta alcançada

O coordenador do curso de Administração da FACIT, Vagner Ribeiro, ressaltou que a aprendizagem foi muito importante ao reforçar a atuação do próprio curso. “Os alunos tiveram contato com o mercado, negociação, foi um motivo de orgulho para todos nós. O resultado foi fantástico, o nível dos palestrantes, o envolvimento de todos os acadêmicos e convidados externos. Com certeza, a disseminação deste conhecimento continuará nos próximos anos com o Simpósio”.

Fotos: Ricardo Sottero



Fazer um comentario