Projeto Educar para Salvar leva doadores de sangue ao Hemocentro de Araguaína

Projeto Educar para Salvar leva doadores de sangue ao Hemocentro de Araguaína

Os alunos do 1º período de Administração FACIT participaram do dia “D” da doação de sangue no Hemocentro de Araguaína. A iniciativa fez parte do projeto “Educar para Salvar”, coordenado pelo professor Jean Pierre Chassot, da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT. Alunos, familiares e professores fizeram parte desta conscientização.

Kethle Santos da Silva, aluna da FACIT, e o marido, exerceram a cidadania, colocando-se à disposição para doação de sangue. A estudante do 1º período de Administração disse que não sabia muito sobre a questão, mas que agora entende a importância desse ato para os que precisam. “Hoje eu estou ajudando outras pessoas, mas amanhã pode ser eu que esteja precisando”.

Segundo Wessilane Oliveira, do setor de captação do Hemocentro, para a demanda que a unidade atende, seria necessária uma média de 30 a 40 doadores por dia. “Essa parceria com a FACIT é importantíssima porque nos ajuda no papel de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue”.

Para o professor Jean Pierre, o objetivo maior do projeto é formar cidadãos responsáveis socialmente. “Todas as instituições deveriam ter esse compromisso junto à formação acadêmica específica, que é o de tornar profissionais de mercado mais humanizados com as causas sociais”.

Jéssica também é aluna da FACIT e compareceu no dia D de doação. Ela disse que se sente feliz por ajudar a salvar vidas. “Logo no 1º período, a faculdade nos insere nesse projeto de conscientização e nos mostra a importância da nossa atitude. Isso nos transforma”.

Projeto “Educar para Salvar”

O projeto foi idealizado pelo professor Jean Pierre Chassot junto aos alunos do 1º período de Administração da FACIT. A doação de sangue no Hemocentro foi uma das ações localizadas que vêm sendo realizadas desde o início do semestre. “Primeiro, procuramos patrocinadores para confeccionarmos os folders e informativos da campanha. Depois tivemos um evento para a coleta de material para a doação de medula. Seguindo o cronograma, organizamos uma palestra da equipe do Hemocentro para os alunos da FACIT. Panfletamos no semáforo da principal avenida de Araguaína, conscientizando a população para  a doação de sangue, medula óssea, órgãos e tecidos, e, agora, com atitude concreta, estamos doando sangue no ponto de coleta, em Araguaína”.

(Foto: Cárita Bezerra)

Fazer um comentario