Feirão do Imposto acontece neste sábado, 21

Feirão do Imposto acontece neste sábado, 21

Durante o Feirão do Imposto, que acontece hoje, sábado, 21, consumidores tocantinenses poderão adquirir produtos por menos da metade do valor, nas cidades de Palmas e Paraíso do Tocantins. As ações de conscientização também acontecem nas cidades de Araguaína e Gurupi. O projeto é realizado pela Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (Ajee-TO), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas), Fecomércio, Fieto e Abrasel. Na sua 14ª edição nacional o Feirão do Imposto vai ser realizado em 21 estados da federação e mais de 130 cidades do Brasil, coordenado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje).

Em Palmas, será mantido um stand no Capim Dourado Shopping no período de 10h as 22h deste sábado, onde serão expostos produtos diversos com destaque dos valores com e sem impostos, além do impostômetro que apresenta on-line o montante da arrecadação de tributos em todas as esferas de governo. O público visitante poderá esclarecer dúvidas, conhecer propostas que visam promover maior eficácia do sistema tributário e transparência na aplicação desses recursos.

Criado em 2003 para informar a população sobre a pesada carga tributária que incide em produtos e serviços no País, a edição deste ano vai priorizar o trabalho de conscientização em relação à ausência de retorno adequado dos tributos recolhidos pela sociedade. Por isso, a campanha esse ano tem como símbolo o ‘Bumerangue’, que é um objeto de arremesso conhecido por ser lançado e retornar ao seu dono. Foi escolhido porque traduz o esperado ciclo dos tributos, que deveriam sair das mãos do contribuinte para que o estado administre e retornar em forma de serviços básicos essenciais, como saúde, segurança e educação.

O projeto será desenvolvido por meio de ações e atividades de alerta como venda de combustível, itens alimentícios e produtos diversos com impostos subsidiados, exposição de produtos com e sem valor de impostos, instalação de impostômetro, etc. Segundo o presidente da Ajee-TO, Alan Cardoso, pesquisas apontam que apenas 1 entre cada 4 brasileiros entende que paga impostos. “A grande maioria acredita que esse é um encargo apenas de empresários, por isso a meta dessa ação é revelar ao público qual é a realidade do sistema tributário brasileiro e o impacto na vida de cada pessoa”, reforçou Alan.

Para o presidente da Acipa, Kariello Coelho, é importante desenvolver ações para que os associados participem. “Estamos comunicando nossos associados via whatsapp e e-mail marketing para que eles saibam que o peso da nossa carga tributária é muito alta. Sabemos que um litro de combustível que estamos pagando a R$ 3,89, sem o imposto iriamos pagar R$ 1,71 aproximadamente. Realmente é uma carga tributária muito pesada. Espero que a população entenda e participe do Feirão do Imposto”.

A relação das empresas participantes dessa edição do Feirão do Imposto no Tocantins e as ações que serão realizadas nos demais municípios estão na página da Ajee no endereço: www.ajeetocantins.com.br.

Fazer um comentario