Dia Mundial sem Tabaco é lembrado com testes em Araguaína

Dia Mundial sem Tabaco é lembrado com testes em Araguaína
No Município, ações são realizadas nas unidades básicas de saúde e os fumantes acompanhados e orientados por grupos de combate ao tabagismo

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje em várias partes do mundo, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, chama a atenção de fumantes para que realizem o teste “fagerstrom” para avaliarem o grau de dependência do cigarro.

De acordo com a coordenadora da área técnica da saúde da mulher e tabagismo, Antônia Macedo, o teste é muito simples e é realizado nas próprias unidades básicas de saúde (UBS). “Aplicamos um questionário, onde o fumante irá responder algumas perguntas. O grau de dependência da nicotina é qualificado em níveis, muito baixa, baixa, moderada e alta”, explicou.

A coordenadora destaca que, após o teste, as pessoas que tiveram resultado de nível moderada e alta serão acompanhados e o primeiro passo é tentar que os usuários parem de fumar sozinhos. “Se a dependência continuar, então eles são encaminhados para os grupos de combate ao tabagismo, onde irão realizar exames”, disse.

O Município possui três grupos que funcionam nas UBS José Rezende, no Setor Alto Bonito, e UBS Araguaína Sul, no Setor Araguaína Sul, e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), no Centro.

Fumantes
Com dados da área técnica da Atenção Básica do Município, 10,8% dos habitantes são fumantes. Cerca de 15.672 estão sendo acompanhados pelos grupos de tabagismo.

Dia Mundial sem Tabaco
Com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, foi criado em 1987 exatamente para chamar a atenção sobre o assunto.

Estatísticas apontam que os fumantes, comparados aos não-fumantes, apresentam mais risco de ter doenças como câncer de pulmão, infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar e outras.

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario