Terapeuta ocupacional do Centro de Reabilitação N. Sra. de Lourdes monta sala interativa para crianças com dificuldades sensoriais

Terapeuta ocupacional do Centro de Reabilitação N. Sra. de Lourdes monta sala interativa para crianças com dificuldades sensoriais

Você saberia responder o que são as sensações? O que seria de nós sem os cheiros, as cores, as formas, as texturas, os sabores e os sons? Conseguiria imaginar o mundo sem os sentidos? Sabe-se que é através deles que percebemos tudo que nos rodeia e interiorizamos as informações. Quando falham ou ficam alterados, o acesso ao mundo fica prejudicado, o que não possibilita a correta percepção e interação com o meio que estamos inseridos.

Para complementar e potencializar o tratamento de crianças com dificuldades no processamento sensorial atendidas pelo Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL), a terapeuta ocupacional Marina Vila Real Sidião idealizou e montou a Sala das Sensações. O espaço foi pensado, especialmente, para pacientes com paralisia cerebral, síndrome de down, autismo e outras disfunções genéticas. “Busquei reproduzir uma vasta gama de estímulos sensoriais, dando liberdade às crianças para que experimentem à vontade. A ideia foi proporcionar algo diferente, prazeroso e que despertasse neles o interesse de explorar”, ressalta.

Dividida em estações, a Sala das Sensações conta com vários tipos de estímulos diferentes para a percepção olfativa, visual, auditiva motora e tátil. “Tudo foi pensado para ser um local aconchegante, organizado, seguro, motivador e muito alegre, com uma variedade de materiais e equipamentos que podem ser manipulados e utilizados com segurança e criatividade pelas crianças”, garante a terapeuta.

À princípio, a Sala das Sensações será utilizada como ferramenta terapêutica pelos profissionais do CRNSL, tais como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, com seus pacientes infantis. O espaço ficará aberto até o dia 23 de junho, data em que será aberto ao público externo que tenha interesse em conhecer e estimular os sentidos. A visita será guiada e atenderá em dois turnos, nos horários entre as 9h e 11h da manhã e 15h e 17h da tarde.

Profissionais de outras instituições e seus pacientes também são muito bem-vindos à Sala das Sensações. Para isso, basta agendar um horário com antecedência com a terapeuta Marina Sidião pelo email marina.to@insl.org.br ou pelo telefone do Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes: (63) 3322-8408 ou 3322-9409.

 
SERVIÇO
Instituto Nossa Senhora de Lourdes
106 Sul, Alameda 2, Casa 30
(63) 3322-8408 / 3322-8409
www.insl.org.br

Fazer um comentario