Araguainenses recebem nova Praça das Nações em Araguaína

Araguainenses recebem nova Praça das Nações em Araguaína
A solenidade aconteceu na noite de ontem, 28, com a presença de autoridades municipais, estaduais e famílias de pioneiros de Araguaína. A praça reestruturada conta agora com fonte luminosa e mais espaços de lazer

 

Com a presença de comunidade e de familiares de pioneiros que ajudaram a construir a primeira praça, foi entregue na noite de ontem, 27, a nova Praça das Nações. A solenidade contou com a presença do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, e de outras autoridades municipais e estaduais.

O local foi abençoado pelo do bispo da Diocese de Tocantinópolis, Dom Giovani Pereira de Melo, que celebrou a 1º missa campal do espaço, com momentos de fé e de agradecimento. “Praça é lugar de confraternização e eu agradeço ao prefeito Dimas, por ter sido sensível e restaurado este espaço de lazer para a comunidade. É como o ditado popular, “a praça é nossa”, o araguainense merece este espaço, onde todos se confraternizem e vivam momentos especiais”, disse o bispo.

O prefeito ressaltou que este é um momento muito importante para a cidade. “Essa praça é o coração da nossa cidade, tradicionalmente utilizada pelas famílias. A praça estava necessitando dessa revitalização e todo o trabalho foi feito pela equipe da Prefeitura, agora sendo entregue para a população. Acredito que todos estão felizes assim como eu estou, em ver as pessoas andando, curtindo e trazendo seus filhos para brincar”, destacou.

O prefeito acrescentou que as árvores maiores foram mantidas, a Praça está mais ampla, com maior espaço de lazer, foi construída a fonte luminosa e o espaço dos quiosque foi preservado, mas com nova arquitetura.

O ex-deputado federal Eduardo Gomes, que contribui com emenda parlamentar para a obra, contou que o espaço já foi local de muitas discussões para a criação do Estado do Tocantins. “Muitas reuniões da criação do Estado foram feitas nessa praça, eu tenho certeza que a juventude de hoje está ganhando um espaço de convivência e cidadania de qualidade. E eu tive a graça de ter sido jovem nessa praça, ter brincado aqui, namorado, vivi momentos especiais e depois de tantos anos poder contribuir e ajudar fazer essa belíssima obra, me deixa muito feliz”, pontuou.

Resgate histórico
Na solenidade, aconteceu também a entrega da restauração do Monumento de Pioneiros, com os nomes das famílias que ajudaram a construir a primeira praça. O monumento foi construído em 1972, na época do então prefeito Raimundo Gomes Marinho.  Houve também o descerramento da placa e da estátua de São Luís Orione.

A filha do pioneiro Marcondes Vaz da Costa, Gilce de Queiroz, disse que ficou muito orgulhosa em poder participar desse momento. “Meu pai além de ajudar a construir essa praça, foi pioneiro da cidade. Quando chegou aqui, havia apenas 80 casas, ele foi quem abriu um caminho na época na mata para chegar até a BR-153, a Belém-Brasília, que estava sendo construída. Este caminho é hoje a principal rua da cidade, a Cônego João Lima”, contou emocionada.

A comerciante Maria Vileny Silva, há 20 anos vende lanches na praça. “Estou muito feliz com a reestruturação do espaço, agora vou trabalhar em um local bem mais bonito e com certeza as vendas vão aumentar”, destacou.

Shows
Na noite de inauguração, a comunidade ainda contou com várias apresentações artísticas, entre elas a banda gospel Fé-Meninas e o Grupo Musical Sonart da Igreja Adventista. Também se apresentou durante a festa o cantor e compositor araguainense Ivan Medeiros, que cantou suas composições com vários de seus grandes sucessos conhecidos em todo o País na interpretação de artistas como Bruno & Marrone, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Leonardo e Gustavo Lima.

 

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)

Fazer um comentario