Hospital Dom Orione promove programação especial para a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Hospital Dom Orione promove programação especial para a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Com o tema “Aleitamento Materno: Presente saudável, futuro sustentável”, é comemorado no início de agosto a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Com o intuito de incentivar e apoiar a causa, o Hospital Dom Orione promove uma programação especial entre os dias 01 e 05, com palestras, momentos de partilha de experiências e caminhada nas ruas de Araguaína.

Além de abordar o aleitamento materno, a semana também fala sobre sustentabilidade. “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável”, este é o slogan da campanha lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação – WABA (World Alliance Breastfeeding Action). O foco principal é dar visibilidade à amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática.

A nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Dom Orione, Luiza Pereira Theodoro, explica que a semana comemorativa é de suma importância para incentivar o aleitamento materno e a doação de leite. “Nossa unidade detém o selo de ‘Hospital Amigo da Criança’ justamente por adotar práticas e procedimentos de incentivo ao aleitamento materno. E essas práticas precisam ser cada vez mais difundidas para que os bebês tenham uma vida mais saudável”, justificou.

A programação conta com atividades internas e externas. A abertura será na segunda-feira, 01, às 19h, na Capela Dom Orione, com a celebração da Santa Missa. Na terça-feira, 02, a partir das 8h, será realizado o Encontro da Mamada, na Unidade Básica de Saúde José Resende, no bairro Alto Bonito. Essa ação irá reunir as puérperas frequentadoras da unidade para orientar sobre as vantagens da amamentação para a mãe e para o bebê e o manejo clínico da mamada.

Na quarta-feira, 03, às 15, no Centro de Estudos do Hospital Dom Orione haverá uma reunião para troca de experiências entre as participantes dos Encontros da Mamada realizados no ano, as mães doadoras de leite e as mães que estão ou já estiveram com seus bebês internados na Unidade Neonatal e Unidade Intermediária Convencional. Na ocasião será feita a entrega de certificado de menção honrosa para as doadoras de leite.

Para as puérperas internadas no Hospital, na quinta-feira, 04, às 14h, haverá visita nos leitos para reforçar a importância do aleitamento materno. A atividade conta com música e entrega de lembrancinhas.

O encerramento da programação na sexta-feira, 05, com uma caminhada nas ruas da cidade para divulgar a Semana Mundial de Aleitamento Materno e reforçar para a comunidade que o Hospital Dom Orione apoia e incentiva a prática. A concentração será às 17h, em frente à Capela Dom Orione, anexa ao hospital.

(Rodrigo Martins)



Fazer um comentario