Araguainenses contam com descarte correto de pneus

Araguainenses contam com descarte correto de pneus

Na cidade, os pneus inservíveis podem ser levados durante a semana para o Ecoponto, localizado no Distrito Agroindustrial de Araguaína. De lá, são encaminhados para reciclagem

Moradores de Araguaína contam com um importante ponto de destinação para descarte de pneus ambientalmente adequado, o Ecoponto. Qualquer pessoa que tem pneus que não usa mais em casa ou proprietários de oficinas e profissionais da limpeza pública podem levar ao local voluntariamente. O Ecoponto está localizado na avenida principal do Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara).

Quando os pneus chegam ao final de sua vida útil, ou seja, não servem mais para ser recapeados ou reformados, a legislação nacional, através da Resolução nº258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), determina que os fabricantes providenciem uma destinação ambientalmente adequada.

A parceria com a Reciclanip – iniciativa mantida pelos seis maiores fabricantes de pneus do país – viabiliza a logística de retirada dos pneus no ecoponto e a destinação ambientalmente adequada em empresas destinadoras licenciadas pelos órgãos ambientais e homologados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“O local onde os pneus ficam armazenados é disponibilizado aos araguainenses, uma vez que é proibido o armazenamento a céu aberto, e também o pessoal que faz o carregamento dos pneus sempre que os caminhões vêm para fazer a retirada”, explicou a superintendente de Meio Ambiente do Município de Araguaína, Luana Barbosa.

A retirada geralmente é quinzenal e os pneus recolhidos em Araguaína são levados para empresas de reciclagem.  O processo começa pela trituração onde, após retirado o aço contido em sua estrutura, são incinerados e resultam em betume utilizado como componente para a fabricação de manta asfáltica.
Mais informações pelos telefones: 99944-7878 ou 3411-7148

(Mara Santos/Fotos: Luana Barbosa)



Fazer um comentario