Energisa dá dicas de como economizar energia elétrica

Energisa dá dicas de como economizar energia elétrica

Com a chegada do período de estiagem a população sofre com o aumento da temperatura e a baixa umidade do ar. O calor intenso leva ao aumento do consumo de energia que implica em uma conta maior a pagar.

A Energisa orienta seus clientes sobre para saber o que fazer para economizar:

Variação de consumo

Com o aumento da temperatura a tendência é o uso mais frequente dos aparelhos de ar condicionador e ventilador. Para não ter nenhuma surpresa na conta de luz, o ideal é que o consumidor desligue os equipamentos de refrigeração sempre que sair de ambientes que vão ficar vazios.

Fique de olho na conta

O Gerente de Serviços Comerciais, Peterson Portela, alerta os clientes para conhecerem a composição da conta de energia. Além do consumo, tem os encargos com a distribuição e também tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pago ao Governo do Estado; o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição sobre Operações Financeiras (COFINS) e a bandeira tarifária, pagos ao Governo Federal e a COSIP – Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública.  “O aumento do consumo impacta diretamente no valor dos impostos e encargos cobrados”, destaca. Outro detalhe que deve ser observado na conta de luz é a quantidade de dias faturados, que pode variar de 27 a 33 dias, de acordo com o calendário de leitura e faturamento da concessionária.

Controlando o consumo

A Energisa chama a atenção para algumas atitudes simples que podem ser adotadas para evitar surpresas na hora de pagar a conta. Os vilões do aumento de consumo são os equipamentos de refrigeração de ambientes e de conservação de alimentos. “Decida primeiro o que quer e só depois abra a geladeira ou o freezer para pegar. Feche o mais rápido possível para evitar a entrada de ar quente que faz o motor usar mais energia. Esta é uma das medidas que podem evitar o aumento de consumo de energia elétrica. Outra dica é fechar bem as portas e janelas quando o condicionador de ar estiver ligado”, orienta Portela.

Em qualquer época do ano é importante adotar as atitudes listadas abaixo para reduzir o consumo de energia:

•   Evitar acender lâmpadas durante o dia. Pintar as paredes internas de cores claras para potencializar a iluminação natural;

•   Não usar chuveiro elétrico. Tomar banho frio aproveitando o calor que faz em nossa região;

•   Desligar televisão, rádio, condicionador de ar, ventilador e outros eletrodomésticos quando ninguém estiver usando;

•   Trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas eficientes.

Construção Civil

No período de estiagem, cresce também a quantidade de obras da construção civil por causa do tempo firme e seco. Mas em muitos casos, os cuidados com a rede elétrica, muito próxima a vários canteiros de reformas e construções, são esquecidos. Para evitar acidentes a Energisa alerta para alguns cuidados fundamentais antes de iniciar qualquer tipo de obra:

*   Conheça bem os riscos de acidentes com energia elétrica, antes de começar qualquer trabalho perto da rede;
*   Mantenha distância mínima de 2 metros da rede de energia;
*   Planeje bem o uso de guindastes e andaimes; descarregamento de caminhões basculantes, limpeza de fachadas e instalação de painéis. Preste muita atenção à proximidade da rede;
*   Em caso de fios que se soltam da rede e entram em contato com o chão, procure sinalizar o local para evitar a aproximação de outras pessoas e chame imediatamente a Energisa pelo telefone 0800 721 3330;
*   As antenas de televisão devem ser instaladas longe da rede elétrica;
*   Chame a Energisa para podar árvores encostadas na rede elétrica. Utilize o aplicativo Energisa On, opção Reportar um Problema,  ou ligue grátis para 0800 721 3330.



Fazer um comentario