Colaboradoras do HMA levaram informações sobre o combate ao fumo e ao colesterol ruim ao Parque Cimba

Colaboradoras do HMA levaram informações sobre o combate ao fumo e ao colesterol ruim ao Parque Cimba

Os frequentadores do Parque Cimba de Araguaína tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os malefícios do cigarro e do colesterol ruim durante uma ação de conscientização promovida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH, na tarde da última terça-feira, 23.

Colaboradoras do Hospital Municipal de Araguaína – HMA, da Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Araguaína Sul e da Secretaria de Saúde do município montaram uma estrutura para falar também sobre alimentação saudável, cuidados com os dentes, aferição de pressão e o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Cristiane Vanderlei, coordenadora de enfermagem da UPA, explica que este ano, com base no calendário do Ministério da Saúde, decidiu-se unir as duas atividades de conscientização – tabagismo e colesterol – que são celebradas no mês de agosto. “Usamos a ferramenta da educação em saúde, mostrando que é preciso ter mais qualidade de vida abandonando os maus hábitos. Dependendo da situação que encontramos, fazemos o devido encaminhamento para as unidades básicas de saúde”.

Exemplo

O aposentado Dionísio Barbosa Barros, de 77 anos, foi o primeiro a buscar os serviços da ação. Ele contou que parou de fumar há 23 anos e desde então os tosses e tonturas frequentes pararam. “As pessoas que fumam precisam aprender sobre os males que o cigarro faz. Achei muito bacana essa ideia de conversar com o povo”. Como já é adepto de uma vida mais saudável, Dionísio aproveitou para pegar dicas de higiene bucal com as colaboradoras.

Combate ao fumo

Apesar do Dia Nacional de Combate ao Fumo ser celebrado em 29 de agosto, a enfermeira Antônia Macedo, coordenadora do programa de tabagismo do município, lembra que as ações acontecem durante o ano todo nos postinhos de saúde. “Trabalhamos a prevenção com as pessoas que estão iniciando no tabagismo e as orientações para quem já é dependente. Oferecemos o acompanhamento clínico e psicológico, um dos mais importantes, durante o tratamento”, informou a enfermeira.

A dona de casa Dejanira Alves passava pelo local, parou para conversar com a coordenadora e ficou surpresa com a informação de que cada cigarro apagado representa 11 minutos a mais de vida. O marido dela é fumante. “Vou levar tudo isso para o meu esposo para ver se consigo convencer ele a parar de fumar. Agora tenho mais argumentos para conversar com ele”, disse Dejanira.

Colesterol

Quem frequenta o Parque Cimba para caminhar, correr, andar de bicicleta ou patins está em busca de uma vida mais saudável. Por isso as orientações sobre alimentação e os perigos do mau colesterol fornecidos pela nutricionista do HMA vieram muito a calhar. “Os alimentos que mostramos aqui ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e o próprio colesterol ruim. É preciso optar por comidas que tenham vitaminas como a C, como as frutas cítricas, a E, como o abacate e o fígado, Selênio, presente nas castanhas, e Ômega 3, encontrado em peixes de águas frias e na linhaça”, pontuou a nutricionista Alinne Aurélio Carneiro.

Já no fim da tarde, os frequentadores do parque foram convidados para participar de uma aula de zumba para estimular a prática de atividades físicas.

(Fotos: Ricardo Sottero)



Fazer um comentario