IBGH celebrou o Dia Mundial do Coração com blitz educativa

IBGH celebrou o Dia Mundial do Coração com blitz educativa

Na manhã do último dia 30 de setembro, colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína – HMA realizaram uma blitz educativa com a distribuição de panfletos informativos sobre os perigos que certos hábitos de vida podem trazer para o coração. O público escolhido foram os motoristas que passavam pela Avenida Santos Dumont, em frente ao Terminal Rodoviário da cidade.

A ação de conscientização aconteceu em celebração do Dia Mundial do Coração (29 de setembro) e procurou chamar a atenção das pessoas para o principal causador de mortes no mundo: as doenças cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), um brasileiro morre a cada 40 segundos em decorrência disso.

Gislene Marinho, secretária da Comissão de Humanização do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH, explicou que a blitz teve o objetivo de levar as informações para públicos de todas as idades. “Os cuidados precisam ser tomados desde cedo para evitar problemas futuros”, disse Gislene.

As causas

Hipertensão, consumo excessivo de álcool, obesidade, sedentarismo e tabagismo ainda são as principais razões para a ocorrência de problemas no coração. O nutricionista do HMA, Eduardo Campos Ferreira, lembrou que a alimentação também é determinante para o entupimento das artérias do coração.

“É crucial evitar alimentos ricos em gorduras trans e saturadas, alimentos prontos como salgadinhos, alimentos processados e refrigerante. Prefira alimentos cozidos, frutas, legumes, integrais, eles são cardioprotetores e ajudam a manter o coração saudável”, explicou.

(Foto: João Neto)



Fazer um comentario