Prefeitura capacita mais profissionais da saúde em urgência e emergência

Prefeitura capacita mais profissionais da saúde em urgência e emergência

A terceira etapa do curso prevê situações em que o paciente passa mal nas unidades básicas de saúde e traz atendimentos essenciais até a chegada do SAMU. A capacitação segue até sexta-feira, 14, no auditório do Cerest

A Prefeitura de Araguaína iniciou nesta segunda-feira, 10, a terceira etapa da capacitação de Urgência e Emergência na Atenção Básica para os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS) do Município. O curso oferece técnicas na prática, com bonecos, que permitem aperfeiçoamento de casos críticos que podem vivenciar no dia a dia, nos locais de trabalho.

Participam da capacitação enfermeiros, médicos, cirurgiões dentistas, farmacêuticos das unidades básicas de saúde (UBS) e cirurgiões dentistas do Centro de Especialidade Odontológicas (CEO).

A odontóloga, Érica Cristina Moraes, disse que está gostando muito do curso. “Estamos tendo a oportunidade de aprender a lidar com situações que podem surgir no cotidiano. Eu mesmo já presenciei um paciente passando mal no consultório, aferimos a pressão e com o procedimento correto deu tudo certo e é isso que queremos continuar atuando com conhecimento”, frisou.

O coordenador de enfermagem do   Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192), André Luís, ressalta que todo o treinamento com as equipes é para melhorar o atendimento à população. “Para que seja mais rápido e eficaz, o objetivo é levar melhor assistência e todos estão recebendo as mochilas de emergência contendo materiais e medicações. Caso um paciente passe mal eles devem atender até a chegada do SAMU”, completou.

A capacitação começou na segunda-feira e segue até a próxima sexta-feira, 14, no auditório do Centro de Saúde do Trabalhador (Cerest).

Serviço

O quê? Curso de Urgência e Emergência na Atenção Básica;

Quando? Hoje, 11, quinta-feira, 13 e sexta-feira, 14 das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas;

Onde? No auditório do Cerest, localizado na Rua 15 de Novembro, no Centro.

(Gláucia Mendes/Foto: Joselita Matos)



Fazer um comentario