Horário de verão: o que muda?

Horário de verão: o que muda?

O Tocantins não adere ao horário de verão, mas mesmo assim alguns serviços mudam de horário como atendimento em bancos e horário de voos, que são estabelecidos conforme o horário de Brasília.

Nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul o horário de verão começa a vigorar a partir da meia noite de hoje e segue até à meia noite do dia 18 do próximo mês de fevereiro de 2017, quando o horário de inverno inicia. Para não ter problemas, é preciso que o cidadão fique atento ao horário dos bancos a partir de segunda-feira. Eles abrem e fecham uma hora mais cedo, ou seja, as agências que funcionavam das 11 horas às 16 horas, passam a abrir às 10 horas e fechar às 15 horas.

Sobre o funcionamento das Casas Lotéricas, a Caixa informou que não haverá mudanças, mas o horário de fechamento para o registro de jogos é antecipado em uma hora, mesmo nas unidades que têm horário de atendimento maior.

Com relação aos horários de voos, as companhias aéreas recomendam atenção dos passageiros tanto para os horários de voos domésticos quanto para os internacionais. Como o Tocantins, demais estados do Norte e do Nordeste não participam do horário de verão e por isso passam a ter as decolagens e chegadas antecipadas em uma hora, em relação aos horários atuais.

Vale ressaltar que o bilhete vai apresentar a hora local da cidade de origem para o embarque e o do desembarque de acordo com o horário da cidade de destino.

A Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros entrem em contato direto com as companhias aéreas responsáveis.

As agências dos Correios no Estado não terão alteração no horário de atendimento que continua das 9 horas às 17 horas. Segundo as informações da diretoria Regional do Tocantins, em Araguaína e Palmas, os usuários precisam ficar atentos pois o horário limite de postagem para o objeto seguir no mesmo dia com destino a outro estado será reduzido em uma hora. Nas demais cidades do Estado, não haverá alteração.

Outro ponto importante e que merece atenção é realização de provas de concursos e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrem de acordo com o horário de Brasília. No caso do Enem as provas acontecem nos dia 5 e 6 de novembro e os estudantes tocantinenses devem ficar atentos, pois terão início com uma hora de antecedência ao que é mostrado no cartão do candidato.

(Fábio Coêlho/Elias Oliveira)



Fazer um comentario